Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18061
Tipo: Dissertação
Título: Itinerâncias formativas dos educadores do projeto de musicalização infantil da UFBA: Percepções interdisciplinares e multirreferenciais no cotidiano da Universidade
Autor(es): Macedo, Valéria
Autor(es): Macedo, Valéria
Abstract: Neste estudo trago a percepção dos educadores sobre o fenômeno da formação musical no cotidiano de suas práticas no Projeto de Extensão Universitária Musicalização Infantil na Escola de Música da UFBA. Esta atividade de extensão tem seu papel especial, onde bebês e crianças iniciam seus primeiros passos na formação musical em um espaço universitário partilhando com seus pais e educadores vivências musicais e dialógicas, além de ser um campo empírico para pesquisas interdisciplinares e multirreferenciais em formação e currículo, estágio, experimentação e criação docente, permeado por suas tensões e reflexões. A complexidade e a comunicação dialógica se fazem presentes numa outra perspectiva de olhar esse fenômeno em que estão entrelaçados e implicados diversos atores sociais, no cotidiano universitário e familiar. Por outro lado, contempla a aproximação de estudos na linha pesquisa “Cultura e bases históricas e conceituais da Universidade”, trazendo o debate sobre Universidade e formação cultural na vertente ensino-pesquisa-extensão. O objetivo é compreender o fenômeno da formação musical e práticas pedagógicas dos educadores do Projeto, através de suas próprias reflexões críticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, sob o olhar da abordagem multirreferencial, onde se pode lançar mão de um viés fenomenológico, a fim de promover um diálogo epistemológico profícuo no decorrer da pesquisa. Os dados foram coletados mediante a observação direta e participante nas aulas, questionários, entrevistas abertas, conversas informais com atuais e ex-educadores do projeto, docentes de Licenciatura em Música, pessoal administrativo da secretaria de Extensão, além do diário de campo da autora. Assim, pretendo contribuir para a ênfase de uma compreensão formativa em que a reflexão, a voz, a autoria e autonomia, a criticidade e a percepção dos sujeitos sejam protagonistas de sua própria presença formativa. Os resultados demonstram a necessidade de maior entrosamento entre graduação e extensão, inserção de conteúdos curriculares direcionados para musicalização infantil, práticas e conteúdos musicais contextualizados para a faixa etária de 0 a 6 anos, relação dialógica no ensino-aprendizado com crianças, valorização do trabalho voltado para a musicalização infantil e a importância de uma epistemologia multirreferencial e interdisciplinar para a formação de educadores musicais.
Palavras-chave: Musicalização Infantil
Educador Musical
Formação
Extensão
Multirreferencialidade
Interdisciplinaridade
CNPq: Educação Musical
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGEISU
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18061
Data do documento: 28-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT VALE 11.09.2015.pdf5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DISSERT VALE 11.09.2015.pdf5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.