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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Marfuz, Luiz Cesar Alves | - |
dc.contributor.author | Schimith, Mateus | - |
dc.creator | Schimith, Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-01T13:17:07Z | - |
dc.date.available | 2015-06-01T13:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2013-01-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 792.028092 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17838 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma visão na aproximação de duas culturas na poética de um ator: a capoeira e o teatro. Ao fazer uma análise distanciada pelo tempo, observa-se a percepção de enfrentamento em um processo criativo de um espetáculo, que esteve ligada à necessidade de ativar no ator o desejo de se expressar por meio da investigação dos próprios medos, que são despertados, desafiados e estimulados, colocando-o em sensação de risco. Assim, ao aproximar desta noção de enfrentamento que investiga o nível de entrega visceral do ator para o trabalho cênico - tendo como referência as buscas poéticas de Artaud e Grotowski - estabelece-se uma relação a estados de corpo que levam o ator ao limiar entre manter-se em controle de si e permitir-se perder o controle da situação. Confrontado pelo encontro com os princípios fundamentais, propostos pela Antropologia Teatral de Eugênio Barba, o pesquisador se coloca em uma encruzilhada entre elementos rituais e técnicos para se desenvolver estados de corpo para o ator. Para isso, transporta-se a sua experiência passada com a capoeira, como um espelho, que o ajuda a refletir sua prática artística na tentativa de se estabelecer uma poética de ator. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ator | pt_BR |
dc.subject | capoeira | pt_BR |
dc.subject | teatro | pt_BR |
dc.subject | estados de corpo | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.title | Estados de corpo: vias de aproximação entre capoeira e teatro na poética de um ator | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Icle, Gilberto | - |
dc.contributor.referees | Silva, Hebe Alves da | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Processos Criativos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - SCHIMITH, Mateus.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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