Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopez, Cássia | - |
dc.contributor.author | Santana, Mônica Leila Portela de | - |
dc.creator | Santana, Mônica Leila Portela de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-18T10:41:20Z | - |
dc.date.available | 2015-05-18T10:41:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2013-03-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715 | - |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumé: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Literários | pt_BR |
dc.title | Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beigui, Alex | - |
dc.contributor.referees | Mendes, Cleise Furtado | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Performance | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
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