https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17687
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Silva, Anderson Marcos da | - |
dc.creator | Silva, Anderson Marcos da | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T14:24:01Z | - |
dc.date.available | 2015-05-14T14:24:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17687 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação se escreve com palavras de dança. Pensada no contexto das relações entre a matéria e os signos que compõem a realidade, a dança é apresentada como sistema-linguagem complexo que se redefine incessantemente nos fluxos da natureza e da cultura. Através de articulações que se realizam nas fronteiras permeáveis dos campos de conhecimento, pretende-se criar uma compreensão dos processos de escrita e leitura de dança em diálogo com os estudos contemporâneos do corpo, com as redefinições do conhecimento científico resultantes dos desenvolvimentos da termodinâmica de não equilíbrio e com a semiótica peirceana. A partir do questionamento dos determinismos – biológicos, sociais e estéticos – cada movimento é compreendido como conexão singular que revela o trânsito de informação entre corpos e ambiente, estrutura-sentido que se consolida entre o quem, o onde e o quando de cada dança. Tais premissas permitem afirmar que a manutenção dos modelos pré-estabelecidos não é uma condição de existência e|ou de validação da dança, pois, quando sua feitura é entendida como um exercício de escrita metalinguística, é possível a emergência de singularidades a cada acontecimento. Cada dança pode se configurar como um desafio às tentativas de determinação. Dança pode se escrever no tempo quando não há a pretensão de determinar ou de prever o seu acontecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Palavra | pt_BR |
dc.subject | Processos de criação | pt_BR |
dc.subject | Acontecimento | pt_BR |
dc.title | Palavras de dança: matéria, signos e acontecimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referees | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.referees | Bastos, Maria Helena Franco de Araújo | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGDANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.