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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Castro, Fátima Campos Daltro de | - |
dc.contributor.author | Sevegnani, Claudinei | - |
dc.creator | Sevegnani, Claudinei | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T14:22:52Z | - |
dc.date.available | 2015-05-14T14:22:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17686 | - |
dc.description.abstract | Por se tratar de um sistema evolutivo, a dança é geradora de memórias, constituindo autonomia. As memórias, numa abordagem das neurociências cognitivas, possuem plasticidade e se transformam ao longo do tempo. A questão que se apresenta neste trabalho é de se pensar dança e memória como transformação, memória e transformação como condição de existência. Os eixos da pesquisa estão embasados nos processos sistêmico-evolutivos e auto-organização, nos processos de corpo e neurociências cognitivas e nas discussões da memória. As memórias estão na dança para além dos seus sujeitos particularizados, gerindo uma memória em dança que se atualiza e que possibilita sua continuidade, em que a transformação é sua condição de existência. As memórias se configuram como atualizações e refazimentos em dança, constituindo espaços de pesquisa para compreender que a dança de hoje não é resultado de um progresso – no sentido de melhoria, portanto, carregado de aspectos de valoração –, mas sim no sentido de evolução, constituído por processos que acontecem ao longo do tempo e que permitem transformações. A dança, numa perspectiva de processo evolutivo, encontra na memória sua continuidade. As memórias possuem plasticidades. A plasticidade refere-se aos processos fisiológicos que explicitam a capacidade das células nervosas de mudar suas respostas a determinados estímulos. A evocação é um dos momentos onde a plasticidade é explicitada. O cérebro cria registros de memória e redimensiona seu conteúdo numa atualização. Esse processo é conhecido como evocação. Cada vez que uma memória é evocada, ela se redimensiona para poder atender às necessidades do momento. Numa compreensão isomórfica, o sistema corpo e o sistema dança possuem similaridades. Isomorfia corresponde a esta similaridade de funcionamento existente entre sistemas diferentes. O sistema dança, assim, é constituído e possui um modo de funcionar e de se organizar similar ao sistema corpo. Dessa maneira, memória em dança pressupõe atualização de informações. A dança, constituída de memórias, deixa de ser arcabouço de repetições que tenta imprimir um aspecto de fidedignidade ao passado e passa a ser um espaço de atualizações de informações, gerindo uma memória em dança que não pode mais ser compreendida enquanto simples resgate de um passado. Os processos estão ocorrendo e o que despontam são inconclusões. É o que temos pra hoje. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Processos evolutivos | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.title | Memória e transformação como condição de existência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Bastos, Maria Helena Franco de Araújo | - |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referees | Bastos, Maria Helena Franco de Araújo | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGDANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SEVEGNANI Claudinei. Dança memória e transformação como condição de existência.pdf | 773,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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