Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17509
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da acurácia de radiografias panorâmicas digitais e de reformatações panorâmicas tomográficas: estudo experimental ex vivo com mandíbulas secas humanas
Autor(es): Vasconcellos, Ana Cristina Rosário Sobreira
Autor(es): Vasconcellos, Ana Cristina Rosário Sobreira
Abstract: As radiografias panorâmicas são rotineiramente utilizadas no diagnóstico e planejamento do tratamento odontológico. Este exame fornece uma ampla visão das estruturas calcificadas do complexo maxilomandibular, produzindo uma imagem de ambos os arcos dentários. Atualmente com a evolução nas técnicas de diagnóstico por imagem, a aquisição de imagens por aparelhos digitais e as tomografias computadorizadas (TC) ganharam espaço na área odontológica. As informações capturadas por equipamentos digitais e tomógrafos podem ser processadas em programas específicos que executam o pós-processamento eletrônico da imagem gerando reformatações bidimensionais e tridimensionais (3D). Os estudos comprovam que as imagens geradas por esses aparelhos são mais nítidas e acuradas do que as radiografias convencionais, porém o pós-processamento dos dados por diferentes programas e suas ferramentas são pouco discutidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a acurácia de radiografias panorâmicas digitais (PAND) e de reformatações panorâmicas de imagens tomográficas geradas pelo programa de pós-processamento de imagens Dolphin Imaging 3D®. Para tal, foram avaliadas medidas lineares em defeitos ósseos circunferenciais confeccionados na região anterior e posterior de dez mandíbulas secas, que em seguida foram submetidas a exames de PAND, TC de feixe cônico (TCFC) (com voxels de 0,2 mm, 0,3 mm e 0,4 mm) e TC helicoidal (TCH) Singleslice e multicortes (TCMC) (de quatro e 128 canais). As medidas foram realizadas por dois examinadores, duas vezes, e os dados foram comparados e submetidos à análise estatística. Os resultados mostraram que a correlação intra e inter examinador foram muito forte (r= 96); não houve diferenças estatísticas na acurácia dos diferentes protocolos de obtenção das imagens, embora a PAND tenha apresentado a maior média de erro dimensional absoluto (0,78) e a TCFC voxel 0,2mm a menor média (0,62mm); avaliando a magnitude do erro dimensional, obsevou-se que apenas nas PAND o erro em sua maioria situou-se na faixa maior que 1mm (31,25%) e para as TC tiveram em sua maioria erros na faixa de 0 a 0,5mm .
Palavras-chave: Programas biomédicos
Tomografia computadorizada
Radiografia panorâmica
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Odontologia e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17509
Data do documento: 30-Abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ODONTO_ Ana Cristina Rosário Sobreira Vasconcellos.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.