Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17366
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vozes contemporâneas: singularidades da voz feminina em dois contos de Lídia Jorge e um romance de Maria Gabriela Llansol
Autor(es): Sousa, Tailane de Jesus
Autor(es): Sousa, Tailane de Jesus
Abstract: Neste trabalho, a partir de uma leitura comparada entre dois contos da autora Lídia Jorge (“A Instrumentalina” e “Marido”) e um romance de Maria Gabriela Llansol (“Um beijo dado mais tarde”), discutiremos a construção da representação da voz que procura se expressar à medida que reivindica o feminino como lugar de enunciação. Empregando o recurso da autoconsciência, as autoras inscrevem traços que evidenciam a problemática da representação da voz feminina que busca a legitimidade de seu sujeito e o reconhecimento da sua subjetividade em cada espaço literário. Considerando a voz feminina como um lugar de enunciação a que escritora contemporânea alude para legitimar o seu dizer, podemos inferir particularidades do fazer literário construindo personagens que representam um entre-lugar social tão similar, simbolicamente, ao entre-lugar da voz narrativa. Não é apenas uma voz feminina simulada em um texto literário. A busca peculiar a essas autoras é que elas inserem na sua malha textual questões pertinentes à representação do feminino na contemporaneidade, bem como os discursos sobre esse feminino, a implosão do sujeito e da voz da escrita. Em um momento em que as mudanças de saberes acontecem em intervalos cada vez mais curtos, a representação da voz feminina merece uma atenção especial.
Palavras-chave: Contemporaneidade
Voz feminina
Autoconsciência
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17366
Data do documento: 8-Abr-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.