Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Claudia da Cruz | - |
dc.contributor.author | Sousa, Tailane de Jesus | - |
dc.creator | Sousa, Tailane de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-08T18:36:16Z | - |
dc.date.available | 2015-04-08T18:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2014-12 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17366 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, a partir de uma leitura comparada entre dois contos da autora Lídia Jorge (“A Instrumentalina” e “Marido”) e um romance de Maria Gabriela Llansol (“Um beijo dado mais tarde”), discutiremos a construção da representação da voz que procura se expressar à medida que reivindica o feminino como lugar de enunciação. Empregando o recurso da autoconsciência, as autoras inscrevem traços que evidenciam a problemática da representação da voz feminina que busca a legitimidade de seu sujeito e o reconhecimento da sua subjetividade em cada espaço literário. Considerando a voz feminina como um lugar de enunciação a que escritora contemporânea alude para legitimar o seu dizer, podemos inferir particularidades do fazer literário construindo personagens que representam um entre-lugar social tão similar, simbolicamente, ao entre-lugar da voz narrativa. Não é apenas uma voz feminina simulada em um texto literário. A busca peculiar a essas autoras é que elas inserem na sua malha textual questões pertinentes à representação do feminino na contemporaneidade, bem como os discursos sobre esse feminino, a implosão do sujeito e da voz da escrita. Em um momento em que as mudanças de saberes acontecem em intervalos cada vez mais curtos, a representação da voz feminina merece uma atenção especial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Voz feminina | pt_BR |
dc.subject | Autoconsciência | pt_BR |
dc.title | Vozes contemporâneas: singularidades da voz feminina em dois contos de Lídia Jorge e um romance de Maria Gabriela Llansol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vozes contemporâneas - singularidades da voz feminina em dois contos de lídia Jorge e um romance de Maria Gabriela Llansol.pdf | 478,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.