Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17300
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Prevalência de dor neuropática em pacientes portadores de artrite reumatóide em ambulatório docente-assitencial de Salvador - Bahia /
Autor : Silva, Daniely Souza
metadata.dc.creator: Silva, Daniely Souza
Resumen : REVALÊNCIA DE DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE EM AMBULATÓRIO DOCENTE-ASSISTENCIAL DE SALVADOR-BAHIA. Artrite Reumatóide (AR) é uma das doenças inflamatórias articulares mais comuns. É uma afecção crônica que acomete, principalmente, o tecido sinovial, promovendo proliferação tecidual e produção excessiva de líquido. A dor, por influenciar a mobilidade das articulações, o humor e o estado psicológico dos indivíduos, desempenha um importante papel no contexto social dos sujeitos portadores de AR. Há relatos, na AR, de dores com características nociceptivas e neuropáticas. A dor nociceptiva, acontece pela ativação de receptores da dor a estímulos externos, enquanto a dor neuropática, ocorre quando há lesão ou doença no sistema somatosensitivo. Objetivo. Estimar a prevalência da dor neuropática em pacientes com AR em ambulatório docente-assistencial de referência na cidade de Salvador – Bahia. Metodologia. Estudo piloto, corte transversal que visa a aplicação da escala DN4 (Douleur Neuropathique em 4) em 90 pacientes portadores de AR do ambulatório da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A pesquisa, no contato com os sujeitos, respeita as normativas requisitadas pelo Conselho Nacional de Saúde, no que se refere à pesquisa com seres humanos vigentes no Brasil, a Resolução nº 466/2012. Resultados. Foram registrados os resultados parciais de 36 indivíduos (100%) portadores de AR e detectada dor do tipo neuropática em 31 articulações, correspondendo a 68,9% das articulações investigadas. Quando analisada a quantidade de sujeitos com esta dor no estudo obtivemos 25 pessoas, determinando uma taxa de prevalência de 0,694. Conclusão. Os dados encontrados demonstram haver dor neuropática nas articulações dos indivíduos envolvidos e taxas de dor elevadas, medidas a partir da Escala Visual Analógica (EVA).
Palabras clave : Dor
Artrite reumatoide
Sistema nervoso central
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17300
Fecha de publicación : 30-mar-2015
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Daniely Souza Silva Copy.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.