Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Integração ensino-serviço-comunidade nos projetos de cooperação do internato de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia: operacionalização de conceitos
Autor(es): Pacheco, Elaine Nunes
Autor(es): Pacheco, Elaine Nunes
Abstract: Ao longo da história, a ideologia dos cursos de medicina demonstra essa reprodução com um modelo biotecnicista, médico hegemônico e hospitalocêntrico. Com a criação do Sistema Único de Saúde, torna-se necessário repensar os modelos tecno assistenciais e, por conseguinte a formação dos profissionais da área da saúde, a integração ensino-serviço-comunidade aponta como uma estratégia com potencial transformador. Nessa perspectiva, surge o Internato em Medicina Social, da Faculdade de Medicina Da Bahia (FMB/UFBA). Os estudantes são inseridos em Unidades de Saúde da Família e desenvolvem projetos de cooperação, como intervenção no serviço de saúde ou na comunidade. OBJETIVO: Analisar como a integração ensino-serviço-comunidade está sendo operacionalizada nos projetos de cooperação do Internato em Medicina Social da FMB/UFBA, no período de 2011 a 2012. METODOLOGIA: Pesquisa documental, de recorte qualitativo, baseada em análise de conteúdo temática dos relatórios dos Projetos de Cooperação. RESULTADOS: 58 projetos foram analisados, a maior parte desenvolvida em Salvador e Região Metropolitana, principalmente no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os temas relacionados ao cuidado individual surgiram com maior frequência nos projetos (74%), assim como nos objetivos (50%). Muitos projetos se propuseram a fazer estudos epidemiológicos e as atividades foram desenvolvidas em interação com a equipe. As principais dificuldades relatadas são em relação à falt a de estrutura (48,2%) e problemas de organização do serviço (46,5%). Ao final os estudantes sugerem muitas melhorias para o serviço e a continuidade dos projetos. DISCUSSÃO: As atividades desenvolvidas estão em consonância com a necessidade de reorientação da formação profissional em saúde e buscam algumas ferramentas para melhor integração do ensino-serviço-comunidade. As dificuldades de mudanças estão relacionadas com a continuidade do pensamento médico hegemônico e suas reflexões na prática e a preferência por práticas técnicas e do método científico de pesquisa. CONCLUSÃO: Tanto as dificuldades presentes na rede de serviços, quanto às mudanças não efetivas do ensino influenciam o desempenho do estudante no cenário de prática. Porém há a percepção de um retorno positivo e de uma possível mudança de visão do conceito de saúde dos estudantes em formação.
Palavras-chave: Integração docente- assistencial
Educação
Internato e residência.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17233
Data do documento: 23-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Nunes Pacheco Copy.pdf776,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.