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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freire, Rafaela Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Elaine Nunes | - |
dc.creator | Pacheco, Elaine Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T13:23:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T13:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17233 | - |
dc.description.abstract | Ao longo da história, a ideologia dos cursos de medicina demonstra essa reprodução com um modelo biotecnicista, médico hegemônico e hospitalocêntrico. Com a criação do Sistema Único de Saúde, torna-se necessário repensar os modelos tecno assistenciais e, por conseguinte a formação dos profissionais da área da saúde, a integração ensino-serviço-comunidade aponta como uma estratégia com potencial transformador. Nessa perspectiva, surge o Internato em Medicina Social, da Faculdade de Medicina Da Bahia (FMB/UFBA). Os estudantes são inseridos em Unidades de Saúde da Família e desenvolvem projetos de cooperação, como intervenção no serviço de saúde ou na comunidade. OBJETIVO: Analisar como a integração ensino-serviço-comunidade está sendo operacionalizada nos projetos de cooperação do Internato em Medicina Social da FMB/UFBA, no período de 2011 a 2012. METODOLOGIA: Pesquisa documental, de recorte qualitativo, baseada em análise de conteúdo temática dos relatórios dos Projetos de Cooperação. RESULTADOS: 58 projetos foram analisados, a maior parte desenvolvida em Salvador e Região Metropolitana, principalmente no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os temas relacionados ao cuidado individual surgiram com maior frequência nos projetos (74%), assim como nos objetivos (50%). Muitos projetos se propuseram a fazer estudos epidemiológicos e as atividades foram desenvolvidas em interação com a equipe. As principais dificuldades relatadas são em relação à falt a de estrutura (48,2%) e problemas de organização do serviço (46,5%). Ao final os estudantes sugerem muitas melhorias para o serviço e a continuidade dos projetos. DISCUSSÃO: As atividades desenvolvidas estão em consonância com a necessidade de reorientação da formação profissional em saúde e buscam algumas ferramentas para melhor integração do ensino-serviço-comunidade. As dificuldades de mudanças estão relacionadas com a continuidade do pensamento médico hegemônico e suas reflexões na prática e a preferência por práticas técnicas e do método científico de pesquisa. CONCLUSÃO: Tanto as dificuldades presentes na rede de serviços, quanto às mudanças não efetivas do ensino influenciam o desempenho do estudante no cenário de prática. Porém há a percepção de um retorno positivo e de uma possível mudança de visão do conceito de saúde dos estudantes em formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Integração docente- assistencial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Internato e residência. | pt_BR |
dc.title | Integração ensino-serviço-comunidade nos projetos de cooperação do internato de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia: operacionalização de conceitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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