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dc.contributor.advisorFreire, Rafaela Cordeiro-
dc.contributor.authorPacheco, Elaine Nunes-
dc.creatorPacheco, Elaine Nunes-
dc.date.accessioned2015-03-23T13:23:25Z-
dc.date.available2015-03-23T13:23:25Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17233-
dc.description.abstractAo longo da história, a ideologia dos cursos de medicina demonstra essa reprodução com um modelo biotecnicista, médico hegemônico e hospitalocêntrico. Com a criação do Sistema Único de Saúde, torna-se necessário repensar os modelos tecno assistenciais e, por conseguinte a formação dos profissionais da área da saúde, a integração ensino-serviço-comunidade aponta como uma estratégia com potencial transformador. Nessa perspectiva, surge o Internato em Medicina Social, da Faculdade de Medicina Da Bahia (FMB/UFBA). Os estudantes são inseridos em Unidades de Saúde da Família e desenvolvem projetos de cooperação, como intervenção no serviço de saúde ou na comunidade. OBJETIVO: Analisar como a integração ensino-serviço-comunidade está sendo operacionalizada nos projetos de cooperação do Internato em Medicina Social da FMB/UFBA, no período de 2011 a 2012. METODOLOGIA: Pesquisa documental, de recorte qualitativo, baseada em análise de conteúdo temática dos relatórios dos Projetos de Cooperação. RESULTADOS: 58 projetos foram analisados, a maior parte desenvolvida em Salvador e Região Metropolitana, principalmente no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os temas relacionados ao cuidado individual surgiram com maior frequência nos projetos (74%), assim como nos objetivos (50%). Muitos projetos se propuseram a fazer estudos epidemiológicos e as atividades foram desenvolvidas em interação com a equipe. As principais dificuldades relatadas são em relação à falt a de estrutura (48,2%) e problemas de organização do serviço (46,5%). Ao final os estudantes sugerem muitas melhorias para o serviço e a continuidade dos projetos. DISCUSSÃO: As atividades desenvolvidas estão em consonância com a necessidade de reorientação da formação profissional em saúde e buscam algumas ferramentas para melhor integração do ensino-serviço-comunidade. As dificuldades de mudanças estão relacionadas com a continuidade do pensamento médico hegemônico e suas reflexões na prática e a preferência por práticas técnicas e do método científico de pesquisa. CONCLUSÃO: Tanto as dificuldades presentes na rede de serviços, quanto às mudanças não efetivas do ensino influenciam o desempenho do estudante no cenário de prática. Porém há a percepção de um retorno positivo e de uma possível mudança de visão do conceito de saúde dos estudantes em formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração docente- assistencialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInternato e residência.pt_BR
dc.titleIntegração ensino-serviço-comunidade nos projetos de cooperação do internato de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia: operacionalização de conceitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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