Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Autor(es): Solidade, Luana Lise Carmo da
Autor(es): Solidade, Luana Lise Carmo da
Abstract: Este trabalho consiste na análise de canções clássicas de blues norte-americanas produzidas na primeira metade do século XX (até a década de 1950) através do estudo da teoria da lírica afro-americana e do mapeamento da genealogia do blues como ritmo musical importante na construção identitária afro-americana. São analisados aqui o conceito de nação e a formação do discurso nacional estadunidense a partir de seu duplo elo (através da identidade e da diferença) com a construção do contra-discurso de um grupo subalterno. O documentário de Scorsese, The Blues (2003) é utilizado como ferramenta em busca de rastros para uma possível genealogia. A discussão é atravessada pelos estudos culturais e pela problematização pós-estruturalista acerca do conceito de representação: entender como as práticas culturais são construções que estão articuladas através de relações de poder. O corpus é constituído por oito canções, que foram escolhidas a partir de afinidades temáticas e estéticas entre as letras, em busca de registros de construção identitária e de uma narrativa nacional que foi invisibilizada pela perspectiva historicista. O recorte temporal da pesquisa busca estudar o fluxo cultural que posteriormente possibilitou o acontecimento e eclosão do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.
Palavras-chave: Blues
Poesia
Escrita de si
Nação
Identidade Afro-americana
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150
Data do documento: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO FINAL.pdf453,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.