Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrança, Denise Carrascosa-
dc.contributor.authorSolidade, Luana Lise Carmo da-
dc.creatorSolidade, Luana Lise Carmo da-
dc.date.accessioned2015-03-12T17:26:39Z-
dc.date.available2015-03-12T17:26:39Z-
dc.date.issued2015-03-12-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150-
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise de canções clássicas de blues norte-americanas produzidas na primeira metade do século XX (até a década de 1950) através do estudo da teoria da lírica afro-americana e do mapeamento da genealogia do blues como ritmo musical importante na construção identitária afro-americana. São analisados aqui o conceito de nação e a formação do discurso nacional estadunidense a partir de seu duplo elo (através da identidade e da diferença) com a construção do contra-discurso de um grupo subalterno. O documentário de Scorsese, The Blues (2003) é utilizado como ferramenta em busca de rastros para uma possível genealogia. A discussão é atravessada pelos estudos culturais e pela problematização pós-estruturalista acerca do conceito de representação: entender como as práticas culturais são construções que estão articuladas através de relações de poder. O corpus é constituído por oito canções, que foram escolhidas a partir de afinidades temáticas e estéticas entre as letras, em busca de registros de construção identitária e de uma narrativa nacional que foi invisibilizada pela perspectiva historicista. O recorte temporal da pesquisa busca estudar o fluxo cultural que posteriormente possibilitou o acontecimento e eclosão do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBluespt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectNaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade Afro-americanapt_BR
dc.titlePOESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO FINAL.pdf453,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.