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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16992
metadata.dc.type: Tese
Título : Universidades e sustentabilidade. Uma pesquisa em Instituições de Educação Superior Brasileiras
Autor : Marinho, Maerbal Bittencourt
metadata.dc.creator: Marinho, Maerbal Bittencourt
Resumen : As Instituições de Educação Superior (IES) têm sido instadas, nas últimas quatro décadas, a se comprometerem efetivamente com a busca da sustentabilidade. Diversas cartas e declarações assinadas pelas IES nesse período têm traduzido esse comprometimento como a incorporação da sustentabilidade a todas as ações das instituições: além das operações dos campi, no ensino (em todas as áreas), na pesquisa e na extensão. A pesquisa e a extensão devem ser integradas com a formação dos estudantes e incluir o desenvolvimento de ampla parceria com outras organizações da sociedade, contemplando a resolução de problemas reais, internos e externos à universidade. Os estudantes devem participar das pesquisas e dos projetos cooperativos. Essa orientação contribuiria para ampliar e diversificar o conhecimento de todos os envolvidos, indivíduos e instituições, ao aproximar teoria e prática, lidar com a complexidade, a incerteza e o exercício efetivo da interdisciplinaridade, uma vez que esta é inerente aos problemas ambientais e ao encaminhamento de soluções para os mesmos na sociedade. Este trabalho faz um levantamento, na literatura, das discussões e proposições relativas a universidade e sustentabilidade e das múltiplas experiências na direção da mesma que têm sido desenvolvidas em países e instituições muito variados. Discute a proximidade das ações com os compromissos assumidos nas declarações, os eventuais fatores de inconformidade e os caminhos e estratégias que têm sido propostos para atingir os objetivos. Através de pesquisa nas páginas institucionais, na internet, de algumas IES formalmente comprometidas com a sustentabilidade, reúne-se um amplo conjunto de ações propostas ou praticadas pelas mesmas. A partir do levantamento do proposto e do existente, procura-se identificar em IES brasileiras, signatárias da Declaração de Talloires e integrantes do fórum virtual de discussão sobre Gestão Ambiental em IES, o que essas têm feito em relação à orientação para a busca da sustentabilidade. Foram pesquisadas 73 instituições, também através de suas páginas na internet. A revisão da literatura mostra que a situação predominante, inclusive entre as instituições signatárias dos compromissos, é diferente do pretendido nos documentos. Prevalecem, quando ocorrem, as ações de qualificação ambiental das operações físicas dos campi com uma ocorrência muito menor de outras ações. Mesmos essas intervenções, frequentemente limitadas a alguns aspectos das operações, podem V depender de pessoas ou grupos e não serem, necessariamente, incorporadas pelas estruturas institucionais. Apenas uma pequena minoria de IES tenta cumprir os compromissos assumidos ou perseguir sua perspectiva. A pesquisa nas IES brasileiras confirma a situação predominante registrada na literatura. Não foi identificado, em nenhuma das IES pesquisadas, um conjunto de ações operacionais e acadêmicas que corresponda ao esperado como efetiva orientação da instituição para a sustentabilidade
Palabras clave : Sustentabilidade ambiental
Ensino superior - Brasil
Gestão ambiental
Água -mUso
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Industrial
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16992
Fecha de publicación : 11-feb-2015
Aparece en las colecciones: Tese (PEI)

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