Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutierrez, Haenz Gutierrez-
dc.contributor.authorMatos, Norma Gonzaga-
dc.creatorMatos, Norma Gonzaga-
dc.date.accessioned2015-01-27T22:03:33Z-
dc.date.available2015-01-27T22:03:33Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.date.submitted2014-11-14-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16913-
dc.description.abstractO presente estudo propõe-se a discutir a implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Estado da Bahia, uma política pública do governo federal brasileiro, voltada à democratização do acesso ao ensino público superior através da modalidade a distância. Para isso, buscou-se acessar toda forma possível de documentos elaborados e disponibilizados pelos entes envolvidos na estruturação da UAB no Estado da Bahia, quais sejam as Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, que trabalharam de forma consorciada e colaborativa, os governos municipais e governo estadual, através da Secretaria da Educação, aqui representada pelo Instituto Anísio Teixeira – IAT. Também, foram aplicados questionários aos representantes destes entes, a fim de se obterem maiores e mais atualizadas informações sobre a situação da UAB após os seus primeiros anos no Estado. Como resultados, foi possível depreender que, após a conclusão das primeiras turmas de Licenciatura, a UAB na Bahia, constituiu-se numa das alternativas de acesso ao ensino superior, mais especificamente para a formação de docentes em exercício, absorvendo para si uma parcela de responsabilidade na solução de um problema há anos existente no estado; a existência de professores da educação básica em efetivo exercício da docência e que não possuem a formação superior em Licenciatura, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, percebeu-se a necessidade da elaboração conjunta de um plano de formação docente para o Estado da Bahia que possibilite a solução de dificuldades operacionais como a estrutura física dos polos de apoio presencial, o provimento das condições necessárias para que docentes possam efetivamente se dedicar aos cursos e ainda a ampliação das ofertas de vagas em todo o estado, em especial nos polos que apresentam maior demanda e/ou maior distância dos campi universitários presenciais já existentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe research in question, the kind of bibliographic and documental, it is proposed to discuss the implementation of a public policy aimed at democratizing access to public higher education implemented at distance and established by the Brazilian federal government, called the Open University of Brazil - UAB . For this, we sought to access every possible form of documents produced and made available by entities involved in the structuring of UAB in the state of Bahia, which are Public Institutions of Higher Education - IPES, who worked consortial and collaborative way, municipal governments and state government, through the Department of Education, represented here by the Institute Teixeira - IAT. In addition to this research methodology, questionnaires also sought to apply to the representatives of these entities, in order to obtain larger and more updated information on the situation of UAB after its first year in this State. As a result, it was possible to conclude that, after completion of the first classes of degree, UAB was formed in Bahia, one of the alternatives for access to higher education, specifically for training teachers in effective, absorbing a portion for themselves responsibility to solve a problem for years existing in the state; the existence of basic education teachers on effective exercise of teaching and do not have a degree in higher education, as recommended by the Law of Directives and Bases of National Education. In addition, we realized the need for joint development of a plan of teacher training for the State of Bahia that enables the solution of operational difficulties as the physical structure of the poles of classroom support, the provision of the necessary conditions so that teachers can effectively devote to courses and even enlargement of offers of places throughout the state, especially in centers with higher demand and / or greater distance from existing classroom college campuses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta – Brasilpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleA universidade aberta do Brasil na Bahia: educação a distância e a formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesSouza, Maria Carolina Santos de-
dc.contributor.refereesCatapan, Araci Hack-
dc.contributor.refereesPenteado Filho, Paulo de Arruda-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade - Mestradopt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGEISU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disertacao_12_01_2015_impressa.pdf4,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.