Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Marcelo Albano Moret Simões-
dc.contributor.authorFontoura, José Roberto de Araújo-
dc.creatorFontoura, José Roberto de Araújo-
dc.date.accessioned2015-01-27T14:43:53Z-
dc.date.available2015-01-27T14:43:53Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.date.submitted2014-08-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16899-
dc.description.abstractNo presente trabalho realizou-se uma análise de comportamentos de cooperação e defecção em ambiente simulado. Nosso estudo teve como finalidades simular interações sociais em um ambiente computacional utilizando teorias desenvolvidas na biologia e na economia, e construir algoritmos para processar essas interações entre indivíduos virtuais. Os elementos computacionais processaram os caracteres egoísta, vingativo e o altruísta ao longo de intervalos de tempo. O processo de interação foi emulado utilizando dois algoritmos baseados em princípios da teoria dos jogos, mais especificamente o dilema do prisioneiro, além de outro que utilizou a teoria de autômato celulares que poderão indicar o percentual máximo aceitável de contaminação de uma população por um caráter e/ou tempo máximo de sobrevivência dos caracteres. Nossas contribuições tiveram como foco encontrar um percentual máximo que uma população aceita de contaminação pelo caráter egoísta, antes de sucumbir, além de verificar, dentro desse contexto, o tempo máximo de sobrevivência do caráter egoísta em contraponto com os caracteres altruísta e o vingativo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In the present work an analysis of behaviors of cooperation and defection in a simulated environment. Our study aims to simulate social interactions in a computing environment using theories developed in biology and economics, and build algorithms to process these virtual interactions between individuals. The computational elements processed the selfish, vindictive and altruistic character over time intervals. The interaction process was emulated using two algorithms based on principles of game theory, specifically the prisoner’s dilemma, and the other using the theory of cellular automata which may indicate the maximum acceptable percentage of contamination of a population for a character and / or maximum survival time of characters. Our contributions have focused on finding a maximum percentage that accepts a population of contamination by selfish character before succumbing, and verify, within this context, the maximum survival time of the selfish character in counterpoint to the altruistic character and vindictive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectAutômato celularpt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectCooperationpt_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectCelular automatapt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.titleAnálise de comportamentos de cooperação em ambiente simuladopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSantos, Carla Liane Nascimento dos-
dc.contributor.refereesCruz, Ademar Seabra da-
dc.contributor.refereesSilva, Marcone Lopes-
dc.contributor.refereesPereira, Hernane Barros de Borges-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fontoura.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.