Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões | - |
dc.contributor.author | Fontoura, José Roberto de Araújo | - |
dc.creator | Fontoura, José Roberto de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-27T14:43:53Z | - |
dc.date.available | 2015-01-27T14:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2014-08-30 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16899 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho realizou-se uma análise de comportamentos de cooperação e defecção em ambiente simulado. Nosso estudo teve como finalidades simular interações sociais em um ambiente computacional utilizando teorias desenvolvidas na biologia e na economia, e construir algoritmos para processar essas interações entre indivíduos virtuais. Os elementos computacionais processaram os caracteres egoísta, vingativo e o altruísta ao longo de intervalos de tempo. O processo de interação foi emulado utilizando dois algoritmos baseados em princípios da teoria dos jogos, mais especificamente o dilema do prisioneiro, além de outro que utilizou a teoria de autômato celulares que poderão indicar o percentual máximo aceitável de contaminação de uma população por um caráter e/ou tempo máximo de sobrevivência dos caracteres. Nossas contribuições tiveram como foco encontrar um percentual máximo que uma população aceita de contaminação pelo caráter egoísta, antes de sucumbir, além de verificar, dentro desse contexto, o tempo máximo de sobrevivência do caráter egoísta em contraponto com os caracteres altruísta e o vingativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
In the present work an analysis of behaviors of cooperation and defection in a simulated
environment. Our study aims to simulate social interactions in a computing environment
using theories developed in biology and economics, and build algorithms to process
these virtual interactions between individuals. The computational elements processed the
selfish, vindictive and altruistic character over time intervals. The interaction process
was emulated using two algorithms based on principles of game theory, specifically the
prisoner’s dilemma, and the other using the theory of cellular automata which may indicate
the maximum acceptable percentage of contamination of a population for a character
and / or maximum survival time of characters. Our contributions have focused on finding
a maximum percentage that accepts a population of contamination by selfish character
before succumbing, and verify, within this context, the maximum survival time of the
selfish character in counterpoint to the altruistic character and vindictive. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos jogos | pt_BR |
dc.subject | Autômato celular | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Cooperation | pt_BR |
dc.subject | Game theory | pt_BR |
dc.subject | Celular automata | pt_BR |
dc.subject | Algorithms | pt_BR |
dc.title | Análise de comportamentos de cooperação em ambiente simulado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Carla Liane Nascimento dos | - |
dc.contributor.referees | Cruz, Ademar Seabra da | - |
dc.contributor.referees | Silva, Marcone Lopes | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Hernane Barros de Borges | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC)
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