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Tipo: Dissertação
Título: Extensão universitária em campo: possibilidades para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Souza, Gezilda Borges de
Autor(es): Souza, Gezilda Borges de
Abstract: No início do século XX, a partir dos modelos europeu e americano, a extensão universitária foi introduzida nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a extensão universitária é um eixo de atuação articulador das funções de ensino e pesquisa. A Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) tem a incumbência de coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas unidades e dos órgãos complementares por meio de programas ou ações universitárias. A Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é um programa da PROEXT-UFBA, que consiste em articular o ensino e a pesquisa, buscando, assim, novas maneiras de interação entre a universidade e outros setores da sociedade no entendimento que ambos se comuniquem a fim de compartilhar seus conhecimentos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os resultados ocorridos na formação dos alunos participantes da ACCS: Ações Interdisciplinares para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da População em Situação de Rua do Centro Histórico de Salvador. Desenvolvida nos anos de 2011 e 2014, essa ACCS abordou questões relacionadas ao processo saúde-doença e também implementou ações interdisciplinares de promoção da saúde e prevenção de doenças para a população em situação de rua, possibilitando caminhos para o desenvolvimento de pensamentos críticos em direção à qualidade de vida. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso com abordagem etnometodológica. Os dados foram produzidos mediante a observação direta e participante, entrevistas semiestruturadas e os diários de campo dos estudantes e da autora. A seguir, os dados foram sintetizados e analisados a partir de quatro categorias. Os alunos envolvidos nessa ACCS demonstraram que a prática dessas ações favorece a criticidade, a solidariedade, a emancipação e a autonomia, elementos imprescindíveis para a formação de cidadãos proativos, conscientes de seus direitos e de seus deveres. A discussão reflete a ampliação de espaços para o diálogo e a comunicação, salienta a importância da disseminação dos saberes trocados e construídos entre os sujeitos que permeiam o cenário acadêmico e aqueles que estão no exterior desse espaço, valorizando suas potencialidades. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de ampliação de discussões sobre a extensão universitária, em especial os programas desenvolvidos em parceria com outros setores da sociedade, pois diferentes olhares acerca da extensão significam uma pluralidade conceitual e práticas diversas com variados posicionamentos políticos.
In the early twentieth century, based on the European and American models, university extension courses were introduced in Brazilian universities. University extension is an axis of articulation performance of the functions of teaching and research in the Universidade Federal da Bahia (UFBA). The Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) is charged to coordinate, promote and articulate the activities of various units of the university extension and additional organs through university programs or actions. The Curriculum in Action Community and Society (CACS) is a program of PROEXT-UFBA, consisting of joint teaching and research, thus seeking new ways of interaction between universities and other sectors of society on the understanding that both are communicate in order to share their knowledge. With Resolution No. 01/2013, the Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA (CONSEPE) regulated and incorporated the CACS as a curricular component of undergraduate and graduate of UFBA. This research aims to analyze the results occurring in the formation of citizenship in students participating in the CACS: Interdisciplinary Actions for Health Promotion and Quality of Life of Homeless Population in the historic center of Salvador. Developed between 2011 and 2014, the CACS addressed issues related to the health-disease process and implemented interdisciplinary activities in health promotion and disease prevention for the homeless population, providing ways to the development of critical thinking towards quality of life. The methodological procedures, we carried out a qualitative research based on a case study with ethnomethodological approach. The data were produced by direct and participant observation, semistructured interviews and field diaries of students and author. The following data were synthesized and analyzed from four categories. Students involved in this CACS demonstrated that the practice of these actions promotes criticism, solidarity, empowerment and autonomy indispensable to the formation of proactive citizens, aware of their rights and their duties. The discussion reflects the expansion of spaces for dialogue and communication, stresses the importance of dissemination of knowledge exchanged and built between subjects that permeate the academic setting and those who are outside of that space, highlighting their potential. Thus highlights the need to expand the discussions on the university extension, in particular the programs developed in partnership with other sectors of society because different looks about the extent mean a conceptual plurality and diverse practices with varying political positions.
Palavras-chave: Universidade
Universidade Federal da Bahia
Extensão Universitária
Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade
Situação de rua; Promoção da Saúde
CNPq: Humanas
Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16693
Data do documento: 2-Dez-2014
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