Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Eneida Leal-
dc.contributor.authorSantos, Leandro Viana Villa dos-
dc.creatorSantos, Leandro Viana Villa dos-
dc.date.accessioned2014-11-18T21:55:24Z-
dc.date.available2014-11-18T21:55:24Z-
dc.date.issued2014-11-18-
dc.date.submitted2010-10-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16633-
dc.description.abstractA dissertação mapeia e avalia representações do Brasil expostas em jogos digitais estrangeiros lançados entre os anos de 1985 e 2009, problematizando caracterizações e dinâmicas plasmadoras de identidades e diferenças em produções do videogame. A partir de uma perspectiva de compreensão que considera a constituição de dicotomias e antagonismos como base para a construção de sentido nos jogos digitais, o trabalho aponta para desdobramentos da idéia de oponente em caracterizações de personagens, cenários, espacialidades e territórios, pontuando as referências ao Brasil dadas nesse contexto. Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa e multidisciplinar que prioriza a análise de seus objetos através de estratégias análogas ao close reading, esta dissertação adota um posicionamento teórico e político direcionado pela perspectiva dos Estudos Culturais e por uma postura crítica de avaliação pós-colonial, observando os jogos digitas como “palcos” contemporâneos nos quais alteridades são significadas e representadas como antagonistas de situações de conflito.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation maps and evaluates representations of Brazil exposed in foreign digital games released between the years of 1985 and 2009, questioning characterizations and dynamics that shape identities and differences in videogame productions. From a perspective of understanding that considers the nature of dichotomies and antagonisms as the base for the construction of meaning in digital games, the work points to developments of the idea of opponents in representations of characters, setting, spatiality and territory, punctuating the references of Brazil given in that context. Written under a qualitative and multidisciplinary approach that prioritizes the analysis of its objects through strategies similar to the close reading, this dissertation adopts a theoretical and political stance oriented by the Cultural Studies perspective and by a critical position of post-colonial evaluation, perceiving digital games as contemporary stages where alterities are signified and represented as antagonists of conflict situations.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectNacionalidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA nacionalidade em jogo: representações do Brasil em jogos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCunha, Eneida Leal-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesOliveira, Marinyze das Graças Prates de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsFACOMpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Leandro Viana Villa dos Santos.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.