Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16632
Tipo: Dissertação
Título: O REUNI e o sentido de interdisciplinaridade na universidade: formação e seleção docente
Autor(es): Ferreira, Ícaro Argolo
Autor(es): Ferreira, Ícaro Argolo
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo central apontar a relação entre a estrutura legal dos processos de seleção na atualidade com o afastamento da interdisciplinaridade no perfil do docente. Observou-se a necessidade de redimensionar o processo de seleção destes docentes, resgatando o papel da aprendizagem como construção e reconstrução do conhecimento, articulando-se diretamente com as reflexões atuais acerca da reestruturação universitária. Verificando, neste contexto, a importância da desconstrução do modelo tradicional de seleção, que desconsidera as habilidades e atitudes do docente enquanto parte de sua competência, para adotar uma metodologia que permite a averiguação de tais aspectos, essenciais ao contexto contemporâneo. Para possibilitar responder adequadamente aos objetivos dessa pesquisa, utilizou-se o nível de abordagem exploratório-descritiva. Tratou-se da análise temática. Selecionou-se os principais tópicos que interagiam com o tema principal para a partir da correlação destes e da sua interação com os dados coletados se pudesse inferir resultados através de uma análise qualitativa. O trabalho concluiu que a seleção docente que considere o perfil contemporâneo do profissional permite a abordagem sistêmica da interdisciplinaridade, o desenvolvimento a partir dos bacharelados, das capacidades para dirigir seu próprio destino e contribuir com a comunidade em igualdade de condições. Assim sendo, considera-se o trabalho em equipe como uma forma de desenvolver esse processo de maneira horizontal e através da formação multifuncional. Nesse sentido, na medida em que se caminha para o inverso, mantendo a estrutura clássica de seleção, sem considerar os aspectos comportamentais do docente e a estrutura curricular embasada na interdisciplinaridade, o modelo político legal que sustenta a instituição reduz o alcance da valorização plena dos bacharelados interdisciplinares.
Palavras-chave: Universidade
Interdisciplinaridade
Seleção Docente
CNPq: Interdisciplinar
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16632
Data do documento: 18-Nov-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO O REUNI E O SENTIDO DE INTERDISCIPLINARIDADE NA UNIVERSIDADE_FORMAÇÃO E SELEÇÃO DOCENTE.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.