Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Daniel | - |
dc.contributor.author | Andrade, Andreia de | - |
dc.creator | Andrade, Andreia de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-30T12:45:44Z | - |
dc.date.available | 2014-10-30T12:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-13 | - |
dc.identifier.issn | Tese de Doutoramento | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16488 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa a perscrutar a situação atual do ensino do Teatro nas escolas de nível médio da rede estadual na cidade de Salvador, objetivando constatar se houve a superação do antigo modelo da Educação Artística para a nova proposta que prevê a sua inserção como um dos conteúdos da disciplina Arte. Averiguou-se, assim, o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9.394/96, a partir das questões motivadoras no que se refere a inserção das especificidades das linguagens artísticas na estrutura e funcionamento do ensino básico, a sustentabilidade das atividades teatrais no ambiente escolar (sejam elas em caráter curricular ou extracurricular), a condução destas atividades por um profissional capacitado para exercer a função de professor de Arte-Teatro, aos modos e metodologias recorrentes, bem como os seus fundamentos teóricos de sustentação. Tendo como referencial os documentos oficiais que regulam a inserção das artes na educação básica brasileira e as proposições de Anísio Teixeira para a Escola Parque da Bahia, realiza-se uma descrição do ambiente escolar e dos embates encontrados no cotidiano da sala de aula, revelando importantes aspectos que configuram o contexto no qual se desenvolve esta pesquisa. Para tanto foi realizado um levantamento junto às escolas da capital, com entrevistas e depoimentos colhidos a partir da aplicação de um questionário aberto, cujas informações configuram a base deste mapeamento atualizado acerca da situação do Teatro e do funcionamento da disciplina Arte, explicitando-se quatro experiências consideradas significativas para a compreensão do estado atual das práticas teatrais na escola de nível médio da rede estadual baiana. Deste modo, busca-se contribuir com o campo da pedagogia do Teatro e do Teatro na Educação, ao fornecer a descrição detalhada da realidade encontrada, como meio de facilitar outras análises no porvir, oferecendo um bom material de suporte e estímulo para pesquisas e propostas que visem a superação de uma situação considerada desfavorável para o ensino das artes e do Teatro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino do Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro na Educação | pt_BR |
dc.title | O Teatro no Ensino Médio: um mapeamento sobre a situação do ensino da arte na rede pública estadual na cidade de Salvador no início da década de 2010 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barbosa, José Mauro | - |
dc.contributor.referees | Paranaguá, Arão | - |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Mendonça, Célida Salume | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas - Pedagogia do Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.