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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Daniel-
dc.contributor.authorAndrade, Andreia de-
dc.creatorAndrade, Andreia de-
dc.date.accessioned2014-10-30T12:45:44Z-
dc.date.available2014-10-30T12:45:44Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.date.submitted2013-05-13-
dc.identifier.issnTese de Doutoramento-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16488-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa a perscrutar a situação atual do ensino do Teatro nas escolas de nível médio da rede estadual na cidade de Salvador, objetivando constatar se houve a superação do antigo modelo da Educação Artística para a nova proposta que prevê a sua inserção como um dos conteúdos da disciplina Arte. Averiguou-se, assim, o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9.394/96, a partir das questões motivadoras no que se refere a inserção das especificidades das linguagens artísticas na estrutura e funcionamento do ensino básico, a sustentabilidade das atividades teatrais no ambiente escolar (sejam elas em caráter curricular ou extracurricular), a condução destas atividades por um profissional capacitado para exercer a função de professor de Arte-Teatro, aos modos e metodologias recorrentes, bem como os seus fundamentos teóricos de sustentação. Tendo como referencial os documentos oficiais que regulam a inserção das artes na educação básica brasileira e as proposições de Anísio Teixeira para a Escola Parque da Bahia, realiza-se uma descrição do ambiente escolar e dos embates encontrados no cotidiano da sala de aula, revelando importantes aspectos que configuram o contexto no qual se desenvolve esta pesquisa. Para tanto foi realizado um levantamento junto às escolas da capital, com entrevistas e depoimentos colhidos a partir da aplicação de um questionário aberto, cujas informações configuram a base deste mapeamento atualizado acerca da situação do Teatro e do funcionamento da disciplina Arte, explicitando-se quatro experiências consideradas significativas para a compreensão do estado atual das práticas teatrais na escola de nível médio da rede estadual baiana. Deste modo, busca-se contribuir com o campo da pedagogia do Teatro e do Teatro na Educação, ao fornecer a descrição detalhada da realidade encontrada, como meio de facilitar outras análises no porvir, oferecendo um bom material de suporte e estímulo para pesquisas e propostas que visem a superação de uma situação considerada desfavorável para o ensino das artes e do Teatro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino do Teatropt_BR
dc.subjectTeatro na Educaçãopt_BR
dc.titleO Teatro no Ensino Médio: um mapeamento sobre a situação do ensino da arte na rede pública estadual na cidade de Salvador no início da década de 2010pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBarbosa, José Mauro-
dc.contributor.refereesParanaguá, Arão-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesMendonça, Célida Salume-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicas - Pedagogia do Teatropt_BR
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