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dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorDalla Vecchia, Daiana-
dc.creatorDalla Vecchia, Daiana-
dc.date.accessioned2014-10-30T11:19:36Z-
dc.date.available2014-10-30T11:19:36Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.date.submitted2014-07-31-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16483-
dc.description.abstractA educação desempenha um papel crucial sobre o desenvolvimento social e econômico de uma nação, por conseguinte, é fundamental entender como a eficiência pode contribuir na obtenção da qualidade da educação. Esta dissertação analisa a eficiência das Instituições de Educação Superior (IES) públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, utiliza-se a metodologia determinística não paramétrica, Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), a qual possibilita a realização de uma análise comparativa entre as IES. Um conjunto de insumos e produtos educacionais é escolhido a fim de realizar a mensuração da eficiência das IES. Estima-se uma fronteira de eficiência e a partir desta é possível gerar um ranking, detectando as IES eficientes e ineficientes, facilitando o processo de elaboração de possíveis soluções capazes de ampliar a eficiência das IES que se encontraram abaixo da fronteira. Ademais, estima-se o Índice de Malmquist, o qual determina mudanças na produtividade total das IES através de painéis. São abordadas na amostra 31 IES públicas da região Nordeste do país, incluindo Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos Federais pertencentes à esfera federal e estadual. A avaliação é realizada para o período de 2008 a 2012 e os dados utilizados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao longo do período analisado foi possível verificar oscilações na eficiência das IES, provocando, consequentemente, deslocamentos na fronteira. Na média geral o número de IES ineficientes foi superior ao número de IES eficientes, fato que demonstra a deterioração do produto educacional, indicando a importância de políticas e investimentos no setor, a fim de reestabelecer e aperfeiçoar o desempenho das IES do Nordeste brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituições de educação superior (IES)pt_BR
dc.subjectEducação - Eficiênciapt_BR
dc.subjectFronteira de eficiênciapt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dados (DEA)pt_BR
dc.subjectÍndice de Malmquistpt_BR
dc.titleAnálise da eficiência das instituições de educação superior públicas da região Nordeste do Brasil: 2008 a 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBezerra, Fernanda Mendes-
dc.contributor.refereesSantos, Gervásio Ferreira dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programMestrado em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia regional e urbanapt_BR
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