https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1647
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Administração Pública |
Autor(es): | Fischer, Tânia Davel, Eduardo Paes Barreto Vergara, Sylvia Ghadiri, Philip D. |
Autor(es): | Fischer, Tânia Davel, Eduardo Paes Barreto Vergara, Sylvia Ghadiri, Philip D. |
Abstract: | Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer. |
Palavras-chave: | estética ensino de administração aprendizagem literatura. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1647 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a07v41n5.pdf | 101,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.