Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Cláudio Orlando Costa do | - |
dc.contributor.author | Maciel, Danilo Alain Simões | - |
dc.creator | Maciel, Danilo Alain Simões | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-27T22:06:42Z | - |
dc.date.available | 2014-10-27T22:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2014-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16465 | - |
dc.description.abstract | RESUMO
A educação é considerada um dos meios de se promover o desenvolvimento de um país, contudo, toma-se necessário ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior para assim gerar um cidadão capaz de mudar a realidade em que vive e desenvolver o país. O presente estudo tem como objetivo analisar o programa destinado à ampliação do acesso e permanência no ensino superior no Brasil, denominado o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e verificar em que medida as restrições ou avanços desta implantação permitirão a democratização do acesso ao ensino superior e a redução das desigualdades. Para isso, foram adotados como recurso metodológico a Revisão Bibliográfica e a Pesquisa Documental. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
Education is considered one of the ways to promote the development of a country, however, it becomes necessary to extend the access of students to higher education and consequently to generate a person capable of changing the reality of the place where they live in and as a result, to develop the country. The purpose of this research is to analyze one program destined to the amplify the access and permanence to higher education in Brazil, namely the Program for supporting Restructure and Expansion plans of Federal Universities (REUNI) and verify at which level restrictions or advances of this deployment will allow the democratization to higher education and the reduction of inequalities. For this, we adopted as a methodological approach a literature review and a survey on official documents. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Programa REUNI | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.title | Políticas Públicas e Democratização Educacional: Acesso e Permanência no Ensino Superior através do Programa Reuni. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Reis, Dyane Brito | - |
dc.contributor.referees | Gonçalves, Álamo Pimentel | - |
dc.contributor.referees | Alves, Rita de Cássia Dias Pereira | - |
dc.contributor.referees | Santana, Luciana Alaíde Alves | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos – IHAC | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE (EISU/IHAC). | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|