Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Daniel | - |
dc.contributor.author | Andrade, Andreia de | - |
dc.creator | Andrade, Andreia de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-15T13:03:05Z | - |
dc.date.available | 2014-10-15T13:03:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2006-12-15 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16416 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um perfil do ensino de Teatro na escola de nível médio Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes na cidade do Salvador – Bahia. Objetiva descrever e analisar práticas teatrais ministradas aos alunos da rede pública de ensino dentro de uma estrutura curricular formalizada, bem como a experiência de ensino e as atividades realizadas pela autora durante dez anos de magistério no ensino de Teatro com turmas multisseriadas. Nela avalio a forma como o ensino do Teatro é realizado, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Constitui instrumento de formulação e proposta para novas formas de percepção do ensino de Teatro, como prática corrente da disciplina Arte, por meio de questionamento e do aporte técnico disponível, das políticas educacionais e sociais vigentes e do papel da educação na vida do cidadão. Sugere a integração de uma visão abrangente quanto ao papel da educação, que permita entender e correlacionar a educação e o teatro com aulas de teatro, estímulo ao uso do teatro instrumental e dos projetos interdisciplinares e da apreciação teatral. Por meio do diálogo entre a descrição em forma de memorial, de investigação teórica que fundamente a sua reflexão, da observação, de entrevistas e depoimentos colhidos ao longo do projeto e da pesquisa demonstra como a disciplina Teatro e suas ações paralelas são conduzidas nesta escola vinculada intrinsecamente aos resultados da experiência de ensino que, por dez anos, se vem desenvolvendo com o projeto O Teatro na Escola. Considera ainda como importante a atitude política, responsável em primeira instância pela produção de mudanças concretas no sistema educacional no que diz respeito à incorporação de novas dimensões artísticas e culturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino do Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro na Escola | pt_BR |
dc.title | Práticas Teatrais no Ensino Médio: dez anos de oficinas de teatro no Colégio Manoel Novaes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Farias, Sergio Coelho Borges | - |
dc.contributor.referees | Rabello, Roberto Sanches | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas - Pedagogia do Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf | 50,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.