Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Daniel-
dc.contributor.authorAndrade, Andreia de-
dc.creatorAndrade, Andreia de-
dc.date.accessioned2014-10-15T13:03:05Z-
dc.date.available2014-10-15T13:03:05Z-
dc.date.issued2014-10-15-
dc.date.submitted2006-12-15-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16416-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um perfil do ensino de Teatro na escola de nível médio Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes na cidade do Salvador – Bahia. Objetiva descrever e analisar práticas teatrais ministradas aos alunos da rede pública de ensino dentro de uma estrutura curricular formalizada, bem como a experiência de ensino e as atividades realizadas pela autora durante dez anos de magistério no ensino de Teatro com turmas multisseriadas. Nela avalio a forma como o ensino do Teatro é realizado, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Constitui instrumento de formulação e proposta para novas formas de percepção do ensino de Teatro, como prática corrente da disciplina Arte, por meio de questionamento e do aporte técnico disponível, das políticas educacionais e sociais vigentes e do papel da educação na vida do cidadão. Sugere a integração de uma visão abrangente quanto ao papel da educação, que permita entender e correlacionar a educação e o teatro com aulas de teatro, estímulo ao uso do teatro instrumental e dos projetos interdisciplinares e da apreciação teatral. Por meio do diálogo entre a descrição em forma de memorial, de investigação teórica que fundamente a sua reflexão, da observação, de entrevistas e depoimentos colhidos ao longo do projeto e da pesquisa demonstra como a disciplina Teatro e suas ações paralelas são conduzidas nesta escola vinculada intrinsecamente aos resultados da experiência de ensino que, por dez anos, se vem desenvolvendo com o projeto O Teatro na Escola. Considera ainda como importante a atitude política, responsável em primeira instância pela produção de mudanças concretas no sistema educacional no que diz respeito à incorporação de novas dimensões artísticas e culturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino do Teatropt_BR
dc.subjectTeatro na Escolapt_BR
dc.titlePráticas Teatrais no Ensino Médio: dez anos de oficinas de teatro no Colégio Manoel Novaespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesRabello, Roberto Sanches-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicas - Pedagogia do Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf50,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.