Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGama, Gustavo Ribeiro da-
dc.contributor.authorCardoso, Nadja Nubia Ferreira Leite-
dc.creatorCardoso, Nadja Nubia Ferreira Leite-
dc.date.accessioned2014-10-03T18:48:22Z-
dc.date.available2014-10-03T18:48:22Z-
dc.date.issued2014-10-03-
dc.date.submitted2013-04-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16256-
dc.description.abstractO presente trabalho trata do ensino de inglês instrumental em uma abordagem intercultural. O objetivo principal foi analisar qual seria a visão sobre cultura obtida pelos professores e alunos concluintes dos cursos de Edificações e Técnico em Alimentos do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, campus Eunápolis e Porto Seguro e quais seriam os desafios e as possibilidades de se trabalhar o inglês instrumental, inserindo a cultura da língua alvo em diálogo com a cultura da língua materna, tendo em vista que o inglês é uma língua internacional. O aporte teórico que embasa este trabalho é composto da relação entre língua e cultura, enfatizando o ensino de línguas em uma perspectiva intercultural e crítica, acrescentando a necessidade de o ensino de inglês instrumental acontecer por esta abordagem e refletindo como se dá o processo identitário na relação professor-aluno no ensino de línguas, conforme essa perspectiva. As questões que nortearam esta investigação podem ser resumidas em: Como os professores e alunos da pesquisa veem e lidam com a cultura e qual seria uma boa maneira de se trabalhar a temática no IFE. Uma análise das respostas dos questionários aplicados e das aulas assistidas demonstra que deve haver um tratamento mais sistemático no tocante às questões culturais na sala de aula, bem como é possível e necessário que o ensino de IFE seja intercultural. Este estudo também contém possíveis contribuições, limitações e recomendações para pesquisas futuras. Como esta pesquisa é voltada para fins pedagógicos, seus resultados poderão apontar novas possibilidades nas formas de ensinar língua estrangeira, em especial, o inglês instrumental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglês Instrumentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO ensino de inglês instrumental em uma perspectiva intercultural em dois Institutos Federais do Extremo Sul da Bahia: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGama, Gustavo Ribeiro da-
dc.contributor.refereesSiqueira, Sávio-
dc.contributor.refereesOliveira, Irenilza de Oliveira e-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programLíngua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadja Nubia Ferreira Leite Cardoso.pdf29,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.