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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Renata Meira-
dc.contributor.authorMacêdo, Brian Teles Fonseca de-
dc.creatorMacêdo, Brian Teles Fonseca de-
dc.date.accessioned2014-09-29T20:02:23Z-
dc.date.available2014-09-29T20:02:23Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.date.submitted2014-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16203-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como proposta investigar as bases históricas da Universidade e analisar suas influências para o surgimento dos cursos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal da Bahia. Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de compreender com maior clareza as novas contingências políticas, sociais e educacionais brasileiras que demandaram uma reformulação na arquitetura curricular e pedagógica, adequando-as à realidade do ensino superior no século XXI. A criação dos Bacharelados Interdisciplinares, pautada no sistema de ciclos, almeja responder as atuais demandas contemporâneas que necessitam, cada vez mais, de uma integração entre as várias áreas do conhecimento. Neste sentido, este estudo aponta para a necessidade de construção de uma nova Universidade, através da reestruturação dos currículos universitários e do processo de autonomia do graduando em seu percurso formativo, fundamentado na epistemologia interdisciplinar com pilares coerentes com as novas demandas da atualidade.pt_BR
dc.description.abstractO surgimento dos cursos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) na UFBA ocorreu no ano de 2009, pautado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este modelo educacional é composto por três ciclos. O primeiro corresponde à formação no curso BI, o segundo os cursos de progressão linear (CPL) e o terceiro corresponde a pós- graduação. Sendo assim, a presente pesquisa tem como proposta investigar as percepções dos estudantes da Universidade Federal da Bahia acerca dos cursos dos BI da UFBA, assim como compreender o processo de migração dos egressos do BI para o CPL. Foi realizada uma pesquisa de campo com quarenta (40) estudantes onde foram realizadas entrevistas, observações participantes e grupos focais, utilizando a metodologia qualitativa e a técnica de análise do discurso. Concomitantemente foi realizada uma revisão de literatura focando na análise documental do Projeto Pedagógico do BI (2008), com o objetivo de confrontar as percepções dos estudantes com as propostas existentes no Projeto Pedagógico. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a inovação acadêmica representada pelos BI, no entanto, destaca-se a insatisfação de alguns no que se refere, principalmente, à transição para o CPL. Neste sentido, esta pesquisa sugere uma maior discussão acerca desde modelo educacional composto por ciclos, com intuito de minimizar os impactos negativos na formação dos estudantes ao longo de sua trajetória acadêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectBacharelados Interdisciplinarespt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.titleHistória da Universidade no Brasil: Uma análise dos Bacharelados Interdisciplinares na UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLemos, Denise Vieira Silva-
dc.contributor.refereesMendes, José Aurivaldo Sacchetta Ramos-
dc.contributor.refereesCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.contributor.refereesAras, Lina Maria Brandão de-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinaridadept_BR
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