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metadata.dc.type: Tese
Title: A música baiana e o mercado: a gestão da obra como estratégia de negócio
Authors: Castro, Armando Alexandre
metadata.dc.creator: Castro, Armando Alexandre
Abstract: Esta investigação trata da música popular massiva baiana e suas inúmeras articulações na indústria contemporânea do entretenimento, procurando apresentar a gestão da obra como elemento relevante e estratégico no mercado musical. A dinâmica, representativa e reconhecida música baiana atual se constitui como elemento sociocultural relevante junto ao desenvolvimento econômico do Estado, e, com sua rápida associação às diversas indústrias (cultural, turística, etc.), muitos setores da cadeia produtiva musical foram estimulados, criados e aperfeiçoados mediante necessidade e demanda crescente. Em Salvador, por exemplo, nas últimas décadas, surgiram inúmeras empresas produtoras de artistas e eventos, empreendedores culturais, estúdios, compositores e editoras musicais. A partir da profissionalização e crescente apropriação mercantil do modelo carnavalesco soteropolitano por atores e artistas locais, um dos desdobramentos mais evidentes destes fenômenos é o fortalecimento de uma música baiana de entretenimento, massiva, sobretudo elétrica na disposição do seu instrumental, resistente às mais rigorosas críticas e discursos quanto ao seu fim, não raro, preconceituosos e resultantes de considerável desconhecimento acerca de suas inúmeras articulações organizacionais e mercadológicas. Um dos elementos resultantes do trabalho empírico desta tese é o mapeamento do novo e crescente campo da gestão da obra musical na Bahia, fato que insere o estado e seus gestores culturais, de forma representativa, no relevante debate e mercado da propriedade intelectual e direito autoral contemporâneos. O institucionalismo e o empreendedorismo institucional são as correntes teóricas principais desta tese, pois se contrapõem ao modelo de interpretação funcionalista e positivista das organizações, centrado nas disposições técnicas das dinâmicas gerenciais, produtivas e exclusivamente utilitaristas. Compreendendo as inúmeras transformações no campo da produção musical soteropolitana nas últimas três décadas, o empreendedorismo institucional, nesta tese, se justifica por seus aspectos conceituais e relacionais que procuram investigar e compreender os modos pelos quais os indivíduos e/ou organizações desenvolvem novas normas e regras institucionais, reconfigurando comportamentos e/ou estruturas vigentes.
Keywords: Música baiana
mercado
gestão cultural
direitos autorais
institucionalismo
empreendedorismo institucional
cultural management
bahian music
copyright
institutionalism
institutional entrepreneurship
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16196
Issue Date: 29-Sep-2014
Appears in Collections:Tese (NPGA)

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