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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBritto, Fabiana Dultra-
dc.contributor.authorLima, Emanuella Teresa Kalil-
dc.creatorLima, Emanuella Teresa Kalil-
dc.date.accessioned2014-09-11T17:33:03Z-
dc.date.available2014-09-11T17:33:03Z-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.date.submitted2011-11-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16048-
dc.description.abstractEsta dissertação procura refletir sobre a corresponsabilidade da crítica jornalística na formulação do campo da dança. Partiu-se da constatação de que a crítica jornalística atualmente praticada no Brasil alimenta o senso comum a respeito da dança, na medida em que os jornais não se oferecem como ambientes propícios à produção de conhecimento especializado e vinculam cada vez mais os seus cadernos culturais ao mercado de entretenimento. Propõe-se, então, refletir sobre o papel desta crítica atual, associando o seu discurso à produção de doxa (ou rumor teórico) na dinâmica de formulação do campo artístico da dança. Assim, é possível reconhecer a importância do senso comum como prática teorizante sobre a dança, como propõe a filósofa francesa Anne Cauquelin. A autora salienta que a arte não existe isoladamente, imune à interferência do senso comum, e que por isso é preciso levar em conta vários tipos de discursos, e não apenas o acadêmico, ao se tratar de teorias da arte. O pressuposto deste entendimento é o da coevolução, segundo o qual as coisas formulam-se e modificam-se simultânea e mutuamente, a partir de processos relacionais ininterruptos – conforme formulado por Richard Dawkins no campo da biologia contemporânea e adotado por Fabiana Dultra Britto nos seus estudos sobre historiografia da dança. As ideias de tais autores ajudam a esclarecer que se a crítica jornalística é corresponsável pela formulação do campo da dança, ao ser praticada por um especialista ela teria mais chances de contribuir para a construção de um senso comum mais qualificado e, deste modo, colaborar para a elaboração de um campo artístico mais complexo. Neste sentido, esta pesquisa propõe que a crítica continue sendo veiculada no jornal – um meio de comunicação de massa que apresenta grande poder de interferência no senso comum e, por consequência, no campo artístico acompanhado –, mas que seja escrita por especialistas: profissionais que tenham conhecimento aprofundado de dança e das condições de produção do jornal, e que possam criar estratégias adaptativas para a sua permanência neste ambiente. A proposta é que se continue produzindo texto jornalístico, mas com o conhecimento do profissional especializado em dança, elaborando um senso comum que possa abrir portas para a reflexão. Dessa forma colabora-se, portanto, para a construção de um campo artístico mais complexo, com mais chances de continuar existindo ao longo do tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectCoevoluçãopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.titleA construção do campo da dança por meio da critica jornalísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSetenta, Jussara Sobreira-
dc.contributor.refereesGumes, Nadja Vladi Cardoso-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANCA-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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