Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1599
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Em Busca da Pintura de Archimedes José da Silva |
Other Titles: | Revista Ohun |
Authors: | Muñoz, Aléjandra Hernández Pessoa, Ana Paula S. Oliveira, Vladimir Santos |
metadata.dc.creator: | Muñoz, Aléjandra Hernández Pessoa, Ana Paula S. Oliveira, Vladimir Santos |
Abstract: | O artigo aqui apresentado reflete sobre a relação arte/inconsciente e uma ação pedagógica dentro de uma perspectiva transdisciplinar, integrando os campos arteclínica-educação, realizada a partir da pesquisa de iniciação científica “O inconsciente na arte latino-americana” em desenvolvimento desde 2004. Este estudo enquanto parte da pesquisa “História da Arte Latino-americana: processos modernos e contemporâneos” acrescenta o enfoque do inconsciente dentro da produção artística latino-americana (em especial brasileira), ampliando e consolidando as referências sobre esse tema para o estudo da arte latino-americana existentes na Biblioteca da EBA / UFBA, destacando a relevância e a contribuição dessa produção artística na arte latinoamericana(em especial na arte brasileira) e na formação da arte contemporânea. Neste trabalho tentamos problematizar a erudição como condição para a apreciação e produção da arte. Objetivamos experimentar a arte dentro do espaço psiquiátrico, e, não no espaço formal de educação, e dessa forma, tecemos parcerias com o Hospital Juliano Moreira e o CAPS Nzinga (Centro de Atenção Psicossocial), para realizar um trabalho de Arte-educação com portadores de transtorno mental em regime ambulatorial durante o período de quatro meses. |
Keywords: | Arte Loucura História da Arte Educação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1599 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PPGAV) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alejandra_hernandez.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.