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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.author | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.contributor.editor | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.editor | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.creator | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.creator | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T20:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-09 | - |
dc.identifier.citation | Teixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andar.In: Teixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Uma Experiência Inovadora no Ensino Superior: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Salvador: EDUFBA, 2014. p.73-107. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-232-1142-4 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15836 | - |
dc.description.abstract | Neste capítulo, descrevemos o processo de implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde no período 2009-2011, destacando aspectos como a conformação do corpo docente, a análise do perfil dos alunos, a composição e atuação do Colegiado do curso na gestão e no planejamento acadêmico, a execução do projeto pedagógico e o debate em torno da articulação entre o BI em Saúde e os cursos profissionais. Nesse período ocorreu o ingresso de três turmas, a primeira das quais concluiu o curso em dezembro de 2011, o que possibilita que se tenha uma visão geral das características do processo de implantação, podendo-se destacar, inclusive, as facilidades e dificuldades enfrentadas pela equipe de coordenação e execução do curso, tanto em termos do planejamento acadêmico quanto da sua execução propriamente dita. Trata-se aqui de identificar, dentre as facilidades e dificuldades enfrentadas nesse processo, os aspectos relacionados com o ambiente interno ao IHAC/UFBA e os aspectos relativos ao ambiente externo à Universidade, ou seja, aspectos derivados da inserção do BI em Saúde no contexto mais amplo da formação e do mercado de trabalho em saúde na sociedade brasileira contemporânea. Apesar das dificuldades enfrentadas no processo de implantação do curso, verificamos que o BI em Saúde constitui um espaço de formação universitária de caráter introdutório ao campo da saúde, enfatizando a apropriação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e valores que contemplam a compreensão da dimensão histórica e social das concepções e práticas de saúde, contribuindo assim para o enriquecimento, a humanização e o aprimoramento da futura formação profissional nesta área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Edital PROUFBA 2011, FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDUFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | saúde | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGEISU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Resumo do capítulo Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011 - fazendo caminhos ao andar.pdf | 7,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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