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dc.contributor.authorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.authorCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.contributor.editorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.editorCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.creatorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.creatorCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.date.accessioned2014-09-08T20:50:50Z-
dc.date.issued2014-04-09-
dc.identifier.citationTeixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andar.In: Teixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Uma Experiência Inovadora no Ensino Superior: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Salvador: EDUFBA, 2014. p.73-107.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-232-1142-4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15836-
dc.description.abstractNeste capítulo, descrevemos o processo de implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde no período 2009-2011, destacando aspectos como a conformação do corpo docente, a análise do perfil dos alunos, a composição e atuação do Colegiado do curso na gestão e no planejamento acadêmico, a execução do projeto pedagógico e o debate em torno da articulação entre o BI em Saúde e os cursos profissionais. Nesse período ocorreu o ingresso de três turmas, a primeira das quais concluiu o curso em dezembro de 2011, o que possibilita que se tenha uma visão geral das características do processo de implantação, podendo-se destacar, inclusive, as facilidades e dificuldades enfrentadas pela equipe de coordenação e execução do curso, tanto em termos do planejamento acadêmico quanto da sua execução propriamente dita. Trata-se aqui de identificar, dentre as facilidades e dificuldades enfrentadas nesse processo, os aspectos relacionados com o ambiente interno ao IHAC/UFBA e os aspectos relativos ao ambiente externo à Universidade, ou seja, aspectos derivados da inserção do BI em Saúde no contexto mais amplo da formação e do mercado de trabalho em saúde na sociedade brasileira contemporânea. Apesar das dificuldades enfrentadas no processo de implantação do curso, verificamos que o BI em Saúde constitui um espaço de formação universitária de caráter introdutório ao campo da saúde, enfatizando a apropriação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e valores que contemplam a compreensão da dimensão histórica e social das concepções e práticas de saúde, contribuindo assim para o enriquecimento, a humanização e o aprimoramento da futura formação profissional nesta área.pt_BR
dc.description.sponsorshipEdital PROUFBA 2011, FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectsaúdept_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectprojeto pedagógicopt_BR
dc.titleProcesso de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andarpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
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