Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15773
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gênero masculino: concepções e práticas de saúde
Autor(es): Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Santos, Vanessa Prado dos
Rocha, Daniele Machado Pereira
Autor(es): Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Santos, Vanessa Prado dos
Rocha, Daniele Machado Pereira
Abstract: Introdução: Estereótipos históricos ainda habitam o imaginário dos gêneros em relação à saúde. Diferentes expectativas de vida entre os gêneros e uma menor procura dos homens pelos serviços de saúde são uma realidade brasileira. Objetivos: Estudar a auto-percepção e as práticas relacionadas à saúde de estudantes do gênero masculino, a fim de discutir a influência da masculinidade nas atitudes acerca de sua própria saúde. Métodos: 32 estudantes foram entrevistados, sendo 12 do gênero masculino. As respostas foram analisadas nos moldes da análise de conteúdo. Resultados: A maioria dos estudantes se sente saudável e somente procura os serviços médicos quando um problema de saúde se agrava. Conclusões: A pesquisa corrobora a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que indica a procura desta população por assistência em saúde apenas em casos de doença.
Palavras-chave: Gênero
Saúde
Masculinidade
Universidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNEB
Citação: COELHO, M.T.A.D.; SANTOS, V.P.; ROCHA, D.M.P. GÊNERO MASCULINO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE SAÚDE. In: Anais do III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades. Salvador: UNEB, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15773
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GÊNERO MASCULINO.pdf136,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.