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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.contributor.author | Murta, Flor | - |
dc.creator | Murta, Flor | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T16:41:26Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T16:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-03 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15764 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada objetivou compreender a articulação entre dança contemporânea e prática de ensino de artistas-professores. Para embasar as reflexões buscou-se aproximação com as ideias de Edgar Morin acerca das concepções de homem, mundo, ciência e complexidade; como também de dança contemporânea a partir de diversos autores. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por utilizar a entrevista temática, semi-estruturada e recorrente, assim como a observação participante de práticas de ensino de três artistas-professores da dança contemporânea de Belo Horizonte/MG: Carlos Arão, Dudude Herrmann e Tuca Pinheiro. Como estratégia analítica foi utilizada a análise hermenêutica dialética. As reflexões realizadas suscitaram o entendimento da dança contemporânea como uma trama complexa, em que o que é tecido em conjunto cria a unidade dança contemporânea, que por sua vez se desdobra em pluralidades que são as próprias teias que a constitui. Tal pluralidade, assim como a inexistência de uma definição unívoca faz com que as práticas de ensino a ela relacionadas também sejam plurais. Apesar do aspecto da pluralidade ter sido notado, alguns pontos de confluência entre as práticas observadas foram identificados: a atitude investigativa como princípio norteador e o diálogo com o mundo contemporâneo e com o cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Ensino de dança | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject | Dança moderna | pt_BR |
dc.title | Danças contemporâneas: articulando concepções e práticas de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Mônica Medeiros | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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