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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mendes, Edleise | - |
dc.contributor.author | Cruz, Letícia Telles da | - |
dc.creator | Cruz, Letícia Telles da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T19:36:28Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T19:36:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15669 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que teve por objetivo investigar as crenças de professores de Língua Inglesa em formação (6º e 8º semestres), do curso de Letras com Inglês, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XIV, em relação ao desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa, com vistas a colaborar na formação desses futuros professores. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão-problema: como o reconhecimento das próprias crenças pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa (LI), e de que forma isso afeta a formação geral como professor de língua estrangeira (LE)? Para tanto, a pesquisa se dividiu em dois momentos: o mapeamento das crenças dos sujeitos participantes e o conhecimento das crenças pelos mesmos. Os dados revelaram que a grande maioria desses sujeitos acredita que não se aprende inglês na escola pública, devido à abordagens de ensino insatisfatórias, além da falta de domínio das habilidades linguísticas, em especial a oral; e não se aprende inglês na universidade, devido à falta de exposição suficiente à língua. O reconhecimento das próprias crenças permitiu a esses sujeitos compreenderem a própria cultura de aprender e mostrou-se eficaz para ajudar na mudança de postura em relação ao aprendizado de LI, na medida em que passaram a perceber a importância do papel que exercem nesse processo. Todas as discussões e análises implementadas seguiram a perspectiva do empoderamento do aprendiz a partir de uma formação crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor de LI | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.title | Crenças de professores em formação sobre sua proficiência em língua inglesa: reflexões e perspectivas de ação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mendes, Edleise | - |
dc.contributor.referees | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Flávia Aninger de Barros | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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