https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15649
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação do educador crítico-reflexivo de língua Inglesa no Centro Educacional Carneiro Ribeiro |
Autor(es): | Silva, Maiana Rose Fonseca da |
Autor(es): | Silva, Maiana Rose Fonseca da |
Abstract: | O processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa (LI) tem passado por significativas transformações ao longo dos anos. Miccoli (2011) afirma que a função social para o ensino da língua estrangeira (LE) na escola deixa de ser apenas com foco na leitura, para basear-se no foco na comunicação. Kumaravadivelu (2006), Rajagopalan (2003) e Pennycook (1998) alertam para a não neutralidade da LE, mas a intensa carga cultural que ela carrega em si mesma. E ainda Kumaravadivelu (1994) sinaliza que para se ensinar a LE dentro desse novo contexto são necessárias novas abordagens, novos métodos. Dentro dessa perspectiva que se abre para o ensino de LE, acreditamos ser necessário que o professor seja um profissional crítico-reflexivo, aberto às mudanças e consciente de seu papel dentro do processo de aprendizagem do aluno. Para investigar na prática o que é ser professor crítico-reflexivo, analisamos um grupo de professores de LI de oito escolas públicas estaduais em Salvador e que se reúnem quinzenalmente para Atividades Complementares (AC). Esse grupo denomina-se Núcleo de Articulação de Área de Língua Inglesa e está inserido no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque e Escolas Classe). Nosso objetivo maior nessa pesquisa é analisar como o trabalho dentro da Articulação de Área contribui para que o professor seja crítico-reflexivo. Dessa forma, triangulamos três importantes informações para basear nossas reflexões: a) o quadro de competências do professor de LE desenhado por Mendes (no prelo); b) o Perfil Potencialmente mais adequado ao professor de ILI contemporâneo (SIQUEIRA, 2010) e c) o Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Sendo assim, apresentaremos atividades desenvolvidas dentro do grupo e analisaremos, à luz dos autores consultados, de que forma estas contribuem para a formação do professor crítico-reflexivo de LI.Esperamos que com os resultados que encontramos, os professores da Articulação de Área possam melhorar as suas práticas pedagógicas, aprimorando o que já está bom e ajustando os erros cometidos e que isso possa incentivar novos grupos de professores a se reunirem e em comunhão analisar sua ação/reflexão/ação. |
Palavras-chave: | Ensino de língua inglesa Professor crítico-reflexivo de Língua Inglesa Articulação de área de língua inglesa |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Língua e Cultura |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15649 |
Data do documento: | 19-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiana Rose Fonseca da Silva.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.