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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Adriano de Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Miranda, José Garcia Vivas | - |
dc.contributor.author | Cruz, Flávia Vitória | - |
dc.contributor.author | Amaral, Lorene Luize Lisboa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ludmila Maria Góes | - |
dc.contributor.author | Arruda, Monalisa | - |
dc.contributor.author | Souza, Verônica Andrade Souza | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim | - |
dc.creator | Peixoto, Adriano de Lemos Alves | - |
dc.creator | Miranda, José Garcia Vivas | - |
dc.creator | Cruz, Flávia Vitória | - |
dc.creator | Amaral, Lorene Luize Lisboa | - |
dc.creator | Oliveira, Ludmila Maria Góes | - |
dc.creator | Arruda, Monalisa | - |
dc.creator | Souza, Verônica Andrade Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T17:52:47Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T17:52:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15630 | - |
dc.description.abstract | As universidades públicas no Brasil tem progressivamente aderido à política afirmativa de cotas com o objetivo de ampliar o contingente de grupos minoritários no ensino superior. Apesar da inserção assegurada pelo vestibular, o processo de integração dos cotistas na universidade ainda está por acontecer. No contexto universitário, torna-se preciso conhecer os impactos da adesão ao sistema de cotas e compreender como os atores universitários (professores, funcionários, estudantes) a favor ou contra as cotas têm convivido e quais as consequências deste padrão de interação para a permanência do cotista e a sua inclusão pela comunidade universitária. Estudos capazes de associar mapeamentos das relações entre cotistas e não cotistas e representações sobre a política de cotas podem trazer contribuições interventivas ao problema da integração de estudantes cotistas na universidade, embasando a implementação de ações favoráveis a consolidação deste processo de inclusão. A teoria de Redes Sociais permite compreender elementos estruturais e da dinâmica relacional de atores. Este estudo analisou padrões de interação entre estudantes cotistas e não cotistas em diferentes cursos de graduação da UFBA e a percepção destes sobre a interação e suas influências na vivência acadêmica. Através de um questionário semi-estruturado, foram mapeadas as relações de amizade, informação, lacuna e rejeição entre 1086 estudantes cotistas e não cotistas em cursos da UFBA de alta e baixa concorrência, no primeiro, terceiro e quinto semestres (corte transversal). Foram realizados três grupos focais sobre as cotas na UFBA, no curso e na turma. Os participantes foram estudantes de cursos de alta concorrência da área de humanas. Os resultados indicam maior tendência à separação entre os grupos nos cursos de alta concorrência e nas redes de amizade e informação. Quando observadas por subgrupos, os não cotistas apresentam maior endogenia no grupo, principalmente nos cursos de alta concorrência. Ao refletir sobre a interação entre os dois grupos, a separação na turma é mais percebida pelos alunos cotistas. No discurso dos não cotistas esta distinção aparece com maior frequência em relatos sobre outros cursos e no trato dos professores com alunos cotistas. Em geral os estudantes consideram que é papel da universidade atuar no processo de integração dos alunos e avaliam como relevante explicitar questões veladas no debate sobre políticas afirmativas. Como organização, a universidade precisa gerir a implementação das cotas como uma mudança de cultura organizacional de maneira a viabilizar uma convivência favorável a todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROUFBA 2012 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política afirmativa de cotas | pt_BR |
dc.subject | análise de redes sociais | pt_BR |
dc.title | Análise de redes sociais e processos de integração grupal: avaliando os impactos da política afirmativa de cotas em uma universidade pública | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
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