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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Edleise Mendes Oliveira | - |
dc.contributor.author | Figueiredo Neto, Raulino Batista | - |
dc.creator | Figueiredo Neto, Raulino Batista | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-12T20:00:23Z | - |
dc.date.available | 2014-08-12T20:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2014-06-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15592 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, buscou o estabelecimento de uma reflexão em torno dos usos linguísticos revelados nas enunciações dos professores em formação para o ensino de Língua Inglesa (5º e 6º semestres), do curso de Letras com Inglês,da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV. Permeado pela relação estabelecida entre língua e cultura, o trabalho guiou-se pela seguinte questão-problema: como se revelam as interações enunciativas a partir do contato/confronto entre as culturas do aprendiz/usuário e as culturas do outro em sala de aula de LI em um curso de formação de novos professores de língua? Tal questionamento apoiou-se na necessidade de conhecer a inglesidade produzida pelos aprendizes-usuários de Língua Inglesa (LI) do curso, produção marcada pelos usos interculturais de língua (ALCON SOLER; HOUSE; SAFONT JORDÀ, 2008) e alinhadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF). Assim, tomando o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE) como fenômeno intrinsecamente relacionado à dialogicidade, foram incluídos, além dos professores em formação, os professores formadores, elementos contributivos para a determinação do contexto e, consequentemente, das interações comunicativas na LI. Desse modo, a pesquisa contou com dois grupos de informantes a partir dos quais se tornou possível a apreensão dos dados. Para a recolha desses dados foram utilizados dois questionários para os professores em formação e um questionário para os professores formadores e, em todos eles, prevaleceram as questões relacionadas à expressão na LI e aos aspectos culturais associados ao ensino-aprendizagem dessa língua.Além desse dispositivo, foram utilizados registros etnográficos (gravação das sequências interativas das aulas e a consequente transcrição), que deram materialidade às produções linguoculturais da sala de aula. Os resultados dessa investigação revelam-se úteis na medida em que representam a possibilidade de estabelecer uma discussão em torno dos aspectos metodológicos implicados no ensino-aprendizagem de LI da contemporaneidade, além de viabilizar a formação crítica dos aprendizes-usuários de LI à medida que vão se apropriando da língua e empoderando-se rumo à docência. Palavras-chave: Usos interculturais de língua. Língua e cultura. Professores em forma | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Usos interculturais de língua | pt_BR |
dc.subject | Língua e cultura | pt_BR |
dc.subject | Professores em formação | pt_BR |
dc.title | Dialogando no terceiro lugar: o uso intercultural da língua Inglesa por professores em formação em um curso de letras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Edleise Mendes Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Paraquett, Marcia | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Flávia Aninger de Barros | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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