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dc.contributor.advisorSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.contributor.authorPeixoto, Roberta Pereira-
dc.creatorPeixoto, Roberta Pereira-
dc.date.accessioned2014-08-11T18:44:25Z-
dc.date.available2014-08-11T18:44:25Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.date.submitted2013-08-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15536-
dc.description.abstractO ensino da língua inglesa, que hoje ostenta o status de língua franca global, sempre foi marcado pelo pioneirismo em relação ao uso de tecnologias. Tal como o conhecimento de uma língua estrangeira (LE) facilita o acesso ao mundo globalizado, as novas tecnologias,especialmente a internet, favorecem o desenvolvimento mais amplo e mais dinâmico do cada vez mais complexo processo de aquisição de línguas no ambiente instrucional. O contexto da escola pública brasileira é historicamente marcado pelo discurso sobre a impossibilidade de se aprender uma LE devido, entre tantas alegações, à carência de estrutura nesse espaço educacional. Esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico tem como objetivo geral analisar como a tecnologia de informação e comunicação está sendo usada nas aulas de línguas estrangeiras, no caso, inglês, na rede estadual de ensino, a partir da implementação do projeto Monitor Educacional (ME), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e como esta iniciativa reflete na prática docente. Os fundamentos teóricos buscam contextualizar o leitor a respeito do inglês no mundo e as implicações políticas, culturais e ideológicas de seu ensino,bem como sobre a relação entre as novas tecnologias e o ensino de línguas. Inicialmente, foi feito um diagnóstico sobre a utilização do ME no estado com a participação de 66 (sessenta e seis) professores, oriundos de 30 (trinta) municípios baianos. A partir desta descrição, foram selecionados 4 (quatro) professores, lotados em unidades de ensino nos municípios de Elísio Medrado, Salvador e Itaberaba, para a realização das duas etapas seguintes da coleta de dados: o registro etnográfico das aulas e a gravação das entrevistas semiestruturadas. A experiência desses professores demonstrou a partir da análise dos dados gerados que o ME é visto como uma ação significativa para o contexto da escola pública e proporciona discussões e reflexões relevantes sobre o uso das novas tecnologias no ensino de línguas (materna ou estrangeira), contribuindo, não apenas para a materialização de uma proposta inovadora de ensino de inglês como LE em tal realidade, mas também, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, para o debate voltado para a necessidade de demandarem-se políticas de educação linguística que se provem eficientes e efetivas nos seus resultados e que sejam capazes de contribuir, acima de tudo, para a formação cidadã dos aprendizes da escola pública, garantindo-lhes, de fato e de direito, o acesso pleno à língua de comunicação global da contemporaneidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeira (ILE)pt_BR
dc.subjectEscola pública estadualpt_BR
dc.subjectMonitor Educacionalpt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleMonitor educacional (TV Pendrive): a tecnologia nas aulas de língua inglesa da escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.contributor.refereesAragão, Rodrigo Camargo-
dc.contributor.refereesFonseca, Jael Glauce da-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programLingua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

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