Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15393
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelo experimental de acesso venoso central aplicado em Treinamento de estudantes de Medicina
Autor(es): Cruz, Heloisa Helena Magalhães
Autor(es): Cruz, Heloisa Helena Magalhães
Abstract: O ensino médico de procedimento invasivos deve ser pautado em atividades práticas. O ensino por simulação em ambiente de um laboratório de habilidades tem se mostrado uma tendência eficiente no treinamento de profissionais de saúde. O cateterismo venoso central via subclávia é um procedimento invasivo muito realizado na prática médica e cuja experiência do executor reduz o risco de complicações. Para aprendizado da técnica de acesso central através de simulação é necessário dispor de um modelo eficaz e acessível à comunidade acadêmica. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo desenvolver um modelo experimental para simulação da técnica de acesso venoso central via subclávia, aplicar o modelo desenvolvido no treinamento de estudantes de medicina e avaliar o aprendizado e a satisfação dos participantes em relação ao modelo prático. Metodologia: O modelo experimental foi construído a partir de manequins de moda e utilizado na capacitação de 59 estudantes de graduação. A avaliação do aprendizado foi realizada por pré o pós-teste que foram analisado por teste de Mann Whitney e a avaliação qualitativa foi feita por escala de Likert. Resultados: As médias das notas obtidas foram, respectivamente, de 2,68 no pré-teste, aumentando significativamente (p<0,01) para 4,17 no pós-teste. Os aspectos que receberam a conceito máximo foram: o tema, relevância para prática médica, contato com materiais e instrumentos e segurança na aprendizagem prática. Após o treinamento 76% dos estudantes referiram se sentir capaz de realizar a técnica em paciente sob supervisão de um orientador. Conclusão: O modelo experimental desenvolvido foi bem avaliado pelos estudantes constituindo-se numa alternativa eficaz e de baixo custo para aprendizado de punção de venosa central.
Palavras-chave: Medicina
Acesso Central
Simulação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15393
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Helena Magalhães Cruz.pdf642,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.