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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15393
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, André Gusmão-
dc.contributor.authorCruz, Heloisa Helena Magalhães-
dc.creatorCruz, Heloisa Helena Magalhães-
dc.date.accessioned2014-07-31T14:42:40Z-
dc.date.available2014-07-31T14:42:40Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15393-
dc.description.abstractO ensino médico de procedimento invasivos deve ser pautado em atividades práticas. O ensino por simulação em ambiente de um laboratório de habilidades tem se mostrado uma tendência eficiente no treinamento de profissionais de saúde. O cateterismo venoso central via subclávia é um procedimento invasivo muito realizado na prática médica e cuja experiência do executor reduz o risco de complicações. Para aprendizado da técnica de acesso central através de simulação é necessário dispor de um modelo eficaz e acessível à comunidade acadêmica. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo desenvolver um modelo experimental para simulação da técnica de acesso venoso central via subclávia, aplicar o modelo desenvolvido no treinamento de estudantes de medicina e avaliar o aprendizado e a satisfação dos participantes em relação ao modelo prático. Metodologia: O modelo experimental foi construído a partir de manequins de moda e utilizado na capacitação de 59 estudantes de graduação. A avaliação do aprendizado foi realizada por pré o pós-teste que foram analisado por teste de Mann Whitney e a avaliação qualitativa foi feita por escala de Likert. Resultados: As médias das notas obtidas foram, respectivamente, de 2,68 no pré-teste, aumentando significativamente (p<0,01) para 4,17 no pós-teste. Os aspectos que receberam a conceito máximo foram: o tema, relevância para prática médica, contato com materiais e instrumentos e segurança na aprendizagem prática. Após o treinamento 76% dos estudantes referiram se sentir capaz de realizar a técnica em paciente sob supervisão de um orientador. Conclusão: O modelo experimental desenvolvido foi bem avaliado pelos estudantes constituindo-se numa alternativa eficaz e de baixo custo para aprendizado de punção de venosa central.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectAcesso Centralpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleModelo experimental de acesso venoso central aplicado em Treinamento de estudantes de Medicinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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