Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cunha, André Gusmão | - |
dc.contributor.author | Cruz, Heloisa Helena Magalhães | - |
dc.creator | Cruz, Heloisa Helena Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-31T14:42:40Z | - |
dc.date.available | 2014-07-31T14:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15393 | - |
dc.description.abstract | O ensino médico de procedimento invasivos deve ser pautado em atividades práticas. O ensino por simulação em ambiente de um laboratório de habilidades tem se mostrado uma tendência eficiente no treinamento de profissionais de saúde. O cateterismo venoso central via subclávia é um procedimento invasivo muito realizado na prática médica e cuja experiência do executor reduz o risco de complicações. Para aprendizado da técnica de acesso central através de simulação é necessário dispor de um modelo eficaz e acessível à comunidade acadêmica. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo desenvolver um modelo experimental para simulação da técnica de acesso venoso central via subclávia, aplicar o modelo desenvolvido no treinamento de estudantes de medicina e avaliar o aprendizado e a satisfação dos participantes em relação ao modelo prático. Metodologia: O modelo experimental foi construído a partir de manequins de moda e utilizado na capacitação de 59 estudantes de graduação. A avaliação do aprendizado foi realizada por pré o pós-teste que foram analisado por teste de Mann Whitney e a avaliação qualitativa foi feita por escala de Likert. Resultados: As médias das notas obtidas foram, respectivamente, de 2,68 no pré-teste, aumentando significativamente (p<0,01) para 4,17 no pós-teste. Os aspectos que receberam a conceito máximo foram: o tema, relevância para prática médica, contato com materiais e instrumentos e segurança na aprendizagem prática. Após o treinamento 76% dos estudantes referiram se sentir capaz de realizar a técnica em paciente sob supervisão de um orientador. Conclusão: O modelo experimental desenvolvido foi bem avaliado pelos estudantes constituindo-se numa alternativa eficaz e de baixo custo para aprendizado de punção de venosa central. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | Acesso Central | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.title | Modelo experimental de acesso venoso central aplicado em Treinamento de estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)
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