Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15359
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diretrizes para implantação e monitoramento de estratégias na administração publica estadual: uma proposta baseada no Balanced Scorecard.
Autor(es): Albuquerque, Kátia Silene Lopes de Souza
Rocha, Joseilton Silveira da
Autor(es): Albuquerque, Kátia Silene Lopes de Souza
Rocha, Joseilton Silveira da
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi verificar se um modelo de gestão baseado na filosofia do balanced scorecard (BSC) favorece a implantação da gestão estratégica na administração pública. Esse objetivo foi subdividido em dois objetivos específicos, que são: (a) verificar se o governo do estado da Bahia possui os instrumentos gerenciais necessários para a aplicação de um modelo de gestão baseado no balanced scorecard; e (b) propor um modelo conceitual de monitoramento e operacionalização das estratégias da administração pública com base no BSC. Verificou-se que a administração pública, possui instrumentos legais obrigatórios, o PPA e a LOA, de médio e curto prazo respectivamente, que possuem estratégias, objetivos, metas e pelo menos um indicador por programa, e no caso específico do Estado da Bahia, mesmo não sendo exigido legalmente, ainda contou com o Planejamento Estratégico. Portanto, fica comprovado que o governo da Bahia possui os instrumentos gerenciais propícios à implantação do modelo conceitual de gestão baseado no balanced scorecard. Conclui-se, portanto, que um modelo conceitual para monitoramento da estratégia na administração pública, baseado no balanced scorecard, poderá contribuir para promover a eficácia na implantação ou implementação da estratégia na gestão pública, pois ao utilizar perspectivas que possuem uma relação de causa e efeito traduz a estratégia em operações, permitindo um feedback das atividades realizadas aos seus gestores. Além disso, possibilita verificar se as ações implementadas estão alinhadas com as estratégias e a visão da organização.
Palavras-chave: Gestão pública; Planejamento; Estratégia; Operacionalização; Balanced scorecard
País: Brasil
Citação: ALBUQUERQUE, KATIA S L S ; ROCHA, J. S. . Diretrizes para implantação e monitoriamento de estratégias na Administração Publica Estadual: uma proposta baseada no Balanced Scorecard. RAC Eletrônica, v. 2, p. 20-34, 2010
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15359
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28-106-1-PB.pdf378,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.