Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15323
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança
Other Titles: Psicologia: Reflexão e Crítica
Authors: Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
metadata.dc.creator: Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Abstract: O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social.
Keywords: Temperamento
Responsividade
Práticas educativas parentais
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15323
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PSI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0102-79722007000200018.pdf137,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.