Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15103
Tipo: Tese
Título: O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
Autor(es): Teixeira, Marcelo Geraldo
Autor(es): Teixeira, Marcelo Geraldo
Abstract: Este trabalho tem como tema a relação entre Design e artesanato desenvolvida através de aplicação e teste de um método de pesquisa aqui denominado de Pesquisa-ação Adaptada, que promoveu a aproximação entre o artesanato produzido por uma comunidade tradicional rural, a Comunidade Quilombola de Giral Grande, e o mercado urbano, representado pelo Hotel Villa Bahia, na cidade de Salvador. O problema que orientou a pesquisa procurou investigar as ações mais adequadas para promover o acesso de produtos artesanais ao mercado urbano preservando as características identitárias da comunidade produtora. A hipótese testada sugeriu que o referido acesso dependeria da aplicação de um método específico de pesquisa capaz de promover a intermediação entre os dois universos e a adequação dos produtos artesanais gerados pela comunidade às exigências do mercado urbano, sem prejuízo de suas características identitárias. A tese defendida foi a de que a aplicação de um método de pesquisa e intervenção em uma comunidade tradicional rural permitiria a organização de formas de acesso de componentes do seu repertório cultural ao mercado urbano, preservando as características identitárias de origem. Seu objetivo geral propôs a aplicação de um método de pesquisa e intervenção capaz de promover o acesso de produtos artesanais oriundos dessas comunidades ao mercado urbano, mediante a intermediação entre esses dois universos e a adequação dos referidos produtos aos requisitos estabelecidos por aquele mercado, preservando as características identitárias do produto da comunidade de origem. O método proposto foi denominado de Pesquisa-ação Adaptada que, tomando como base o método de pesquisa-ação proposto por Thiollent, inseriu e adaptou neste método, de forma interdisciplinar, ferramentas dos métodos da pesquisa etnográfica, da observação participante, do estudo de caso e de metodologias em design. A Pesquisa-ação Adaptada, aplicada na comunidade Quilombola de Giral Grande, permitiu sua intermediação com o mercado urbano e a adequação de um produto do seu artesanato aos requisitos estabelecidos pelo referido estabelecimento hoteleiro. A aplicação do método proposto alcançou como resultados a geração de uma identidade visual aplicada nos produtos artesanais elaborados pela comunidade e a produção de protótipos de peças artesanais requeridas pelo estabelecimento hoteleiro. Estas peças expressaram a preservação da identidade cultural da comunidade de origem resultando na sua aceitação tanto na própria comunidade quanto no mercado urbano.
This work has as its theme the relation between design and craftworks developed through application and testing of a research method called here Adapted Action-Research, which promoted the approach between the craftworks produced by a traditional rural community, the Quilombola Community of Giral Grande and the urban market, represented by the Hotel Villa Bahia, in Salvador. The problem that guided the research sought to investigate the most appropriate actions to promote the access of handmade products to the urban market while preserving the identitary characteristics of the producing community. The tested hypothesis suggested that such access would depend on the application of a specific method of research capable of promoting the intermediation between the two universes and the adjustment of handmade products generated by the community to the demands of the urban market, without prejudice to their original identitary characteristics. The argument held was that the application of a research method and the intervention in a traditional rural community would allow the organization of forms of components access of their cultural repertoire to the urban market, preserving the original identitary characteristics. Its general goal has proposed the application of a method of research and intervention capable of promoting the access of handicraft products arising from these communities to the urban market, by the intermediation between these two universes and the adjustment of such products to the requirements set by that market, preserving the identitary characteristics of the product of the original community. The proposed method was called Adapted Action-Research that, based on the method of action-research proposed by Thiollent, inserted and adapted in this method, in an interdisciplinary way, tools ethnographic research methods, of the participant observation, of the case study and of design methodologies. The Adapted Action-Research applied in the Quilombola Community of Giral Grande allowed its intermediation with the urban market and the adjustment of a product of its craftworks to the requirements set by the referred hotel establishment. The application of the proposed method achieved as results the generation of a visual identity applied in handicraft products produced by the community and in the production of prototype of handicrafts pieces required by the hotelier. These pieces expressed the preservation of the cultural identity of the community of origin resulting in its acceptance both in the community and in the urban market.
Palavras-chave: Pesquisa-ação
Artesanato
Design
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15103
Data do documento: 3-Jul-2014
Aparece nas coleções:Tese (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE impressão.pdf8,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.