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dc.contributor.advisorMatos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.authorCurvelo, Marília Nascimento-
dc.creatorCurvelo, Marília Nascimento-
dc.date.accessioned2014-06-06T21:09:56Z-
dc.date.available2014-06-06T21:09:56Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15080-
dc.description208 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo discutir a presença/ausência da dança nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador partindo das concepções da Sociologia das Ausências e das Emergências, proposta por Santos (2007), e de recortes historiográficos sobre propostas do Ensino Médio e do ensino das Artes e da Dança, presentes no sistema educacional brasileiro e da Bahia, mais especificamente. Apoiado nos documentos oficiais para o Ensino Médio, federais e estaduais, em autores que discutem de forma crítica esta etapa da educação básica, nas entrevistas com gestores, professores, coordenadores e estudantes de dança de três escolas da rede pública estadual, assim como na experiência da autora como docente que atua nesse nível de ensino com Dança, o estudo propõe a análise das atuais formas de inserção da Dança no Ensino Médio. Esta pesquisa de abordagem qualitativa se configurou como uma pesquisa exploratória (GIL, 2008) que realizou um levantamento preliminar da inserção da Dança no Ensino Médio da rede estadual, tendo sido identificadas três escolas que, com seus gestores, alunos e professores, se tornaram três unidades de análise, cujos dados foram triangulados com a análise documental e o referencial teórico. Os dados revelam que existem poucas iniciativas de dança nas escolas de Ensino Médio da rede estadual em Salvador, e que estes são pequenos focos de resistência para o ensino da Dança nesse nível de educação. Essas proposições permanecem na (in)visibilidade do Sistema Educacional, que estimula a hierarquização dos saberes, não favorece a sua inserção na matriz curricular das escolas e nem o reconhecimento dessa linguagem artística como área de conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSalvador-Bapt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.titleA (in)visibilidade da dança nas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba, 2013.pt_BR
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