Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Sônia Maria Rocha | - |
dc.contributor.author | Andrade, Jeilson Barreto | - |
dc.creator | Andrade, Jeilson Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-06T21:07:04Z | - |
dc.date.available | 2014-06-06T21:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2014-03-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15077 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos aqui um estudo sobre a evasão na modalidade de curso de graduação denominada Bacharelado Interdisciplinar (BI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), relativo à turma com ingresso em 2009, ano de sua implantação nesta instituição. Partindo do contexto atual da educação superior brasileira referente à ocupação de vagas neste nível de ensino e da introdução de novas arquiteturas curriculares interdisciplinares, é realizada uma análise do conceito de evasão escolar na educação superior. As dificuldades de mapeamento, quantificação e comparabilidade de dados relativos ao tema, considerando as diversas unidades possíveis para análise e o uso de metodologias distintas de investigação, são fatores que ofuscam a extensão do problema, reforçado pela frequente dissonância existente entre o ponto de vista institucional e a compreensão do estudante acerca do fenômeno. Os estudos relativos ao abandono dos estudos mais destacados trazem pesquisas realizadas a partir do exame de aspectos sociodemográficos dos estudantes evadidos, fomentados pelo uso de teorias preditivas, que em geral se propõem medir e avaliar a probabilidade de ocorrência da evasão, com refinamento estatístico e sem a escuta das razões apresentadas como motivos para o abandono dos estudos pelos sujeitos envolvidos. Nos BI, a partir do acesso aos dados disponibilizados pela UFBA, verificamos que em 2012, três anos após a implantação e tempo mínimo necessário para a sua conclusão, dos 824 estudantes ingressantes, 8,1% manifestaram formalmente a intenção do cancelamento da matrícula, 2,4% mudaram de curso e 27,8% corresponderam aos casos de desligamento da universidade por ausência de inscrição em componentes curriculares ou seguidas reprovações. Com base em entrevistas, são apresentados e discutidos os motivos que, segundo os próprios estudantes, colaboraram com o abandono dos estudos e a desistência dos cursos, obtendo-se como causas predominantes a escolha por uma graduação tradicional e profissionalizante, especialmente devido à relação dos BI com a estrutura universitária; a lentidão da universidade para o estabelecimento das normas circunscritas ao funcionamento desses novos cursos; os obstáculos institucionais para exercício do currículo de maneira plena; o baixo desempenho acadêmico e a evasão financeiramente motivada. Em alguns casos, notamos o reingresso na própria universidade em outro curso de graduação ou no BI, em outra área do conhecimento. A análise das informações coletadas junto aos estudantes permitiu concluir que a forma de acesso, o aumento da oferta de vagas, a variedade de cursos e de instituições representam atrativos para a movimentação e a experimentação na educação superior, que por sua vez, estão associadas à autonomia do sujeito na construção de sua trajetória acadêmica. O abandono dos estudos motivado pela falta de adaptação ao currículo, pela indisposição às regras e mecanismos de funcionamento de um curso de graduação, pelas limitações institucionais e por questões financeiras apontam para a necessidade de redirecionamento da ação de gestores e docentes, tanto no campo pedagógico quanto no âmbito administrativo. Este trabalho aponta novos rumos para a investigação da evasão na educação superior, a partir de um estudo de caso aplicado a uma experiência inovadora de formação, com o uso de uma metodologia simplificada de análise do fenômeno. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.title | A evasão nos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Franco, Ângela Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referees | Lázaro, André Luiz de Figueiredo | - |
dc.contributor.referees | Dantas, Lys Maria Vinhaes | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IHAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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