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dc.contributor.advisorRubim, Linda Silva Oliveira-
dc.contributor.authorFaria, Marina Sartório-
dc.creatorFaria, Marina Sartório-
dc.date.accessioned2014-03-12T18:35:04Z-
dc.date.available2014-03-12T18:35:04Z-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.date.submitted2013-09-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14739-
dc.descriptionRubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva Oliveira-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o cinema é um campo altamente masculinizado, onde a mulher se encontra em uma condição de desigualdade em relação aos homens, essa dissertação buscou investigar a participação da mulher na produção do cinema documentário brasileiro, enquanto diretora. Para isso foram selecionados cinco festivais de cinema, um por região brasileira. A partir dessa seleção, foram catalogados os documentários exibidos nesses festivais em um período de cinco anos (2007-2011), dando ênfase àqueles dirigidos por mulheres. Os dados coletados foram analisados através das teorias de gênero e identidade, tendo como apoio metodológico análises estatísticas uni e multivariadas. No sentido de alcançar os objetivos propostos, buscamos respaldo no conceito de público e privado, principalmente a partir dos estudos de Hanna Arendt e Jürgen Habermas, investigando de que forma a mulher rompe com as barreiras do privado para alcançar a esfera pública, bem como as teorias do documentário, a partir de Fernão Ramos e Consuelo Lins. Com o intuito de compreender a relação que se estabelece entre as diretoras, suas trajetórias de vida e seus filmes, buscamos embasamento em autores como Gilles Lipovetsky, Ann Kaplan e Ana Alice Costa.pt_BR
dc.description.abstractAssuming that the film industry is a highly masculinized field, where women find themselves in a condition of inequality compared to men, this thesis sought to investigate the participation of women in the production of Brazilian documentary cinema as director. For this we selected five film festivals, one by Brazilian region. From this selection, were cataloged documentaries shown in these festivals in a period of five years (2007 – 2011), emphasizing those headed by women. The collected data were analyzed using the theories of gender and identity, having as methodological support univariate and multivariate statistical analyzes. In order to achieve the proposed objectives, we seek to support the concept of public and private, mainly from studies of Hanna Arendt and Jürgen Habermas, investigating how the women break the barriers of private to reach the public sphere, as well as theories of the documentary from Jonathan Ramos and Consuelo Lins. In order to understand the relationship that is established between the directors, their life histories and their films, we seek grounding in authors such as Gilles Lipovetsky, Ann Kaplan and Ana Alice Costa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretoras e Produtoras de Cinemapt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleA participação feminina na direção do cinema documentário brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVieira, Nancy Rita Ferreira-
dc.contributor.refereesBraga, Clarissa Bittencourt de Pinho e-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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