Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBião, Armindo Jorge de Carvalho-
dc.contributor.authorAraponga, Marconi de Oliveira-
dc.creatorAraponga, Marconi de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-03-07T14:38:48Z-
dc.date.available2014-03-07T14:38:48Z-
dc.date.issued2014-03-07-
dc.date.submitted2011-07-05-
dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14710-
dc.description.abstractTrata-se, nesta dissertação de mestrado em artes cênicas, do trabalho de ator no teatro de cordel praticado em Salvador, Bahia, Brasil, nos anos de 1970. Essa forma teatral, lançada em 1966, com a liderança de João Augusto Azevedo, diretor do Teatro Vila Velha e do grupo Teatro Livre da Bahia, na década de 1960, consistia na adaptação para o palco de folhetos da literatura de cordel nordestina, em versos em parte da década seguinte, com recriações dos folhetos para a cena, esse teatro de cordel passa a incluir a prosa textual, para apresentações nas ruas e praças, com clara intenção pedagógica e política, experiência que teve, num segundo momento, a liderança do ator Bemvindo Sequeira. A partir de entrevistas com cinco dos atores mais implicados desta forma teatral, identificam-se recorrências sobre sua formação e sobre sua prática no teatro de cordel. Do ponto de vista da encenação, usa-se o recurso da representação do super-texto ou do sobre-texto (expressões cunhadas pelo autor da pesquisa) que se caracteriza pela representação das informações épicas por parte dos atores (jogo de cena), e, no âmbito da interpretação dos atores, que é o foco principal da pesquisa, a identificação de uma espécie de jogo-dentro-do-jogo, de uma cumplicidade construída em cena e na convivência dos ensaios, que estimula o exercício da improvisação constante e renovada, por meio de brincadeiras internas assegurando-se, assim, a partir do estabelecimento de outra ética, o tão desejado frescor na experiência e expressão únicas que são a encenação e a fruição de fenômeno teatral.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation in Performing Arts is about the work of the actor in Cordel Theatre that took place in Salvador, Bahia, Brazil, in the 1970´s. This theatrical form, released in 1966 with João Augusto Azevedo‟s leadership, director of Teatro Vila Velha and of the group Teatro Livre da Bahia in the decade of 1960´s, consisted in an adaptation to the stage of the brochures from the cordel literature from northeastern Brazilian region, in part of brochures for the scene, this Cordel Theatre starts to include textual prose, for presentations on streets and squares, with pedagogical and political clear intentions, experience that it had, in a second moment, the leadership of the actor Bemvindo Sequeira. From interviews with five actors more implicated in this theatrical way recurrences are identified on their practice in the Cordel Theatre. From the point of view of performance, resource representation of “super-text” or “over-text” (expressions coined by the author of the research) what is characterized by the representation of epic informations on the part of the actors (scene game) and in the context of the interpretation of the actors, main focus of the research, the identification about some kind of “game-within-the-game”, a complicity built in scene and in the coexistence of the rehearsals, which stimulates the practice of constant improvisation and renewed, by means of ensuring private jokes, as well, from the establishment of another ethics, the much desired freshness in experience and unique expression that are the staging and the enjoyment of theatrical phenomenon.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação teatralpt_BR
dc.subjectImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectTeatro na Bahiapt_BR
dc.subjectTeatro de Cordelpt_BR
dc.subjectTeatro Épicopt_BR
dc.titleJogo-dentro-do-jogo, o trabalho de ator no teatro de cordel de João Augustopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.refereesTrigo, Isa Maria Faria-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes. Teatro. Teatro popular.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo-dentro-do-jogo_o trabalho de ator no Teatro de Cordel de João Augusto.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.