Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQuintana, Haenz Gutierrez-
dc.contributor.authorFerreira, Taiane Barbosa-
dc.creatorFerreira, Taiane Barbosa-
dc.date.accessioned2014-02-26T16:28:32Z-
dc.date.available2014-02-26T16:28:32Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14709-
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo de caso sobre o uso das tecnologias digitais, na disciplina Introdução à Lógica de Programação, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de um Instituto Federal. Neste contexto, as tecnologias digitais para a educação, aliadas à mediação pedagógica e à formação docente são apresentadas como articuladoras da prática pedagógica, na educação superior. Traça-se uma abordagem conceitual sobre as tecnologias digitais na educação. Apresenta-se o conceito de mediação pedagógica à luz das contribuições de Vygotsky, bem como a necessidade da formação docente para atender a uma lógica não instrumental de uso desses recursos. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se dos instrumentos de coleta de dados: questionário, observação e entrevista. Diante dos resultados encontrados foi constatado que o uso das tecnologias digitais, do ponto vista metodológico, ainda é um desafio para os docentes. Também, ficou evidente que o uso das tecnologias digitais pode contribuir com novas práticas pedagógicas, desde que seja alterada uma série de aspectos que compõem o processo de ensino-aprendizagem, porém essa alteração perpassa pela formação docente. A partir das constatações espera-se que as tecnologias digitais possam ser elementos, carregados de possibilidades e significados para os docentes universitários que buscam uma renovada forma de ser, pensar e agir nesse nível de ensino, através de uma concepção mais pedagógica de uso desses recursos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais.pt_BR
dc.subjectMediação pedagógica.pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectMediation training.pt_BR
dc.subjectDocentspt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais em um curso superior de tecnologia de um Instituto Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Ila Maria Silva de-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMediação pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taiane Ferreira.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.