Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Quintana, Haenz Gutierrez | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Taiane Barbosa | - |
dc.creator | Ferreira, Taiane Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T16:28:32Z | - |
dc.date.available | 2014-02-26T16:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14709 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo de caso sobre o uso das tecnologias digitais, na disciplina Introdução à Lógica de Programação, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de um Instituto Federal. Neste contexto, as tecnologias digitais para a educação, aliadas à mediação pedagógica e à formação docente são apresentadas como articuladoras da prática pedagógica, na educação superior. Traça-se uma abordagem conceitual sobre as tecnologias digitais na educação. Apresenta-se o conceito de mediação pedagógica à luz das contribuições de Vygotsky, bem como a necessidade da formação docente para atender a uma lógica não instrumental de uso desses recursos. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se dos instrumentos de coleta de dados: questionário, observação e entrevista. Diante dos resultados encontrados foi constatado que o uso das tecnologias digitais, do ponto vista metodológico, ainda é um desafio para os docentes. Também, ficou evidente que o uso das tecnologias digitais pode contribuir com novas práticas pedagógicas, desde que seja alterada uma série de aspectos que compõem o processo de ensino-aprendizagem, porém essa alteração perpassa pela formação docente. A partir das constatações espera-se que as tecnologias digitais possam ser elementos, carregados de possibilidades e significados para os docentes universitários que buscam uma renovada forma de ser, pensar e agir nesse nível de ensino, através de uma concepção mais pedagógica de uso desses recursos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica. | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Mediation training. | pt_BR |
dc.subject | Docents | pt_BR |
dc.title | As tecnologias digitais em um curso superior de tecnologia de um Instituto Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Souza, Ila Maria Silva de | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Mediação pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taiane Ferreira.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.