Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida Linhares dos Santos-
dc.creatorSilva, Maria Aparecida Linhares dos Santos-
dc.date.accessioned2014-02-21T19:32:32Z-
dc.date.available2014-02-21T19:32:32Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14689-
dc.description.abstractA práxis pedagógica resultante desta pesquisa sobre a Dança-Educação e sua criação artística, foi desenvolvida através da conscientização dos processos sensoriais do Ser-dan-çarino, da busca do autoconhecimento como fator fundamental na transversalidade de todo aprendizado da Dança, e da necessidade artística e profissional dos alunos da Escola de Dança da UFBA. Essa busca foi fundamentada pela Dança-Educação, pela Psicologia, es-pecificamente teoria da Análise Transacional, pela teoria do Umwelt (entorno ou auto mundo) de Jacob Von Uexküll trabalhando no encontro de um material específico que pode ser utilizado pelo dançarino para a sua criação. Trazemos a teoria dos Sistemas que funda-menta o sistema Ser-Corpo e seu Universo e a teoria da Complexidade. O trabalho artístico elaborado foi o desenvolvimento de um processo de composição em dança que levasse as oito alunas do grupo criado para essa pesquisa à criação de uma dança genuína do ser dan-çarino. A dança genuína é individual e foi baseada no trabalho de busca do autoconheci-mento de cada uma dessas alunas. O autoconhecimento foi o fator fundante para o conheci-mento e reconhecimento do Ser-Corpo e da Arte da Dança. Essa processo busca conhecer, reconhecer e apreender a informação ressignificada pelo Corpo que, estando em constante relação com seu ambiente de vivência é registro de acontecimentos, é mídia, e busca, através da Arte da Dança, constituir-se como um Ser-integral, Ser-Dança, Ser-Pleno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança-Educaçãopt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectDança-Genuínapt_BR
dc.subjectUmweltpt_BR
dc.subjectCorpomí-diapt_BR
dc.subjectSer-Corpopt_BR
dc.subjectSelf-Knowledgept_BR
dc.subjectDance-Educationpt_BR
dc.subjectGenuine-Dancept_BR
dc.subjectUmweltpt_BR
dc.subjectCorpomídiapt_BR
dc.subjectBe-Bodypt_BR
dc.titleSentir, Criar, Dançar: o autoconhecimento como fundamento para a Dança-Educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Linhares dos Santos Silva.pdf5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.