Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.authorSantos, Eliete Nunes dos-
dc.creatorSantos, Eliete Nunes dos-
dc.date.accessioned2014-02-21T18:28:12Z-
dc.date.available2014-02-21T18:28:12Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.date.submitted2013-09-26-
dc.identifier.otherdissertação de mestrado-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14653-
dc.description.abstractAnalisei nessa pesquisa o lugar do currículo e da formação geral no âmbito da educação superior atual, mediante a concepção de educação e formação geral proposta pelos cursos de graduação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Por meio de uma abrangente discussão teórica problematizei a vigência do antigo modelo de ensino superior, francês bonapartista focado na mera reprodução e instrumentalização do conhecimento, na universidade brasileira do século XXI bem como o seu “modelo” de ensino superior tecnicista, subalterno aos interesses produtivos dos organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI) que ela ainda preconiza. Utilizando-me de uma abordagem qualitativa, estudo de caso, realizei observação participante, no primeiro momento uma entrevista, com 18 estudantes. Depois, apliquei um questionário on-line (Google doc.) com 14 estudantes dos BI de Humanidades, Artes, Ciências e Tecnologia e Saúde, todos matriculados no noturno, na disciplina HACA01-Estudos sobre Contemporaneidade I, primeiro semestre de 2012, a fim de investigar suas percepções sobre a proposta de ensino interdisciplinar e formação geral dos BI. Mediante análise das narrativas o bservei que mesmo declarando grande apreço pela proposta dos BI, a maioria demonstrou insegurança e preocupação em relação a questão da inserção no mercado do trabalho. Assim, contraditoriamente, mesmo afirmando se sentirem mais preparados na vida com o presente ensino do que o vivenciado no Ensino Médio (convencional) a maioria dos estudantes alegaram faltar na proposta dos BI uma ligação maior com o mercado de trabalho. Por conseguinte, os resultados foram discutidos com o propósito de contribuir com o debate sobre a implantação de uma educação superior que viabilize a consolidação de um novo desenho de sociedade proveniente de uma nova concepção de Universidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Analyzes in this study the place of curriculum and general education within higher education today, through the design of education and general education proposed by undergraduate Bachelor of Interdisciplinary Federal University of Bahia (BI). Through a comprehensive theoretical discussion problematizes the term of the old model of higher education, French Bonapartist focused on mere reproduction and exploitation of knowledge in Brazilian university XXI century as well as his "model" of higher education technicality, subordinate to productive interests of international organizations like the World Bank (WB) and International Monetary Fund (IMF) that she still calls. Using a qualitative approach, case study, participant observation took place, the first time an interview with 18 students. Then, we applied a questionnaire online (Google doc.) With 14 students from BI Humanities, Arts, Science and Technology and Health, all enrolled in night-discipline HACA01 Contemporary Studies I, first half of 2012, the order to investigate their perceptions of the proposed interdisciplinary education and training of general BI. Upon analysis of the narratives revealed that even large appreciation of the offer stating the IBs, most demonstrated insecurit y and concern about the issue of integration in the labor market. Thus, paradoxically, even claiming feel more prepared in life with this teaching than experienced in high school (conventional) most students claimed missing in the proposal of BI greater connection with the labor market. Therefore, the results were discussed with the aim of contributing to the debate on the implementation of a higher education that allows for the consolidation of a new design company from a new conception of the University. Keywords: Curriculum. Training. University. Bachelor Interdisciplinary. Perceptions Learners.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectBacharelados Interdisciplinarespt_BR
dc.subjectPercepções Discentespt_BR
dc.titleOs bacharelados interdisciplinares na UFBA: percepções discentes sobre currículo e formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.refereesFerreira, Hugo Monteiro-
dc.contributor.refereesSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.refereesChagas, Rita de Cácia Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCurrículo e Formaçãopt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinaridadept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENS_Disserta+º+úo_aprovada_nov_2013_2_2fim.pdf852,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ENS_Disserta+º+úo_aprovada_nov_2013_2_2fim.pdf852,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.