Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Marinyze das Graças Prates de-
dc.contributor.authorFernandes, Paulo-
dc.creatorFernandes, Paulo-
dc.date.accessioned2014-01-21T20:50:32Z-
dc.date.available2014-01-21T20:50:32Z-
dc.date.issued2014-01-21-
dc.date.submitted2013-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the representations of autobiography and counterculture in the film Eu me lembro (2005), by Edgard Navarro. To do so, first presents its production in the 1970s and their reflections in experimental films and anarchic developed throughout his career, such as Superoutro (1989). In the second part, we examine images and speeches addressed in the film under study which are reflected in the characteristic elements of the counterculture movement that was titled, based on the reflections of Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman and Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloisa Buarque de Hollanda, Raymond Leo Matos, among others. In the third and final part focuses on the autobiographical present in film work, highlighting the way in which the director seems to be in search of himself, in trying to understand, in check by their innermost musings and as a whole generation. To do this, choose themselves as subsidy theoretical studies dealing with issues concerning the creation, authorship and autobiography, developed by Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEu me lembropt_BR
dc.subjectcinemapt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectNavarro, Edgard - Análise e críticapt_BR
dc.titleNucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBarata, Danillo-
dc.contributor.refereesSantana, Marilda-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedadept_BR
dc.publisher.initialsIHAC - UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqartes, comunicação, culturapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.